Quem sou eu

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Saibam como combater os Gases no seu intestino.

O excesso de gases pode ser por vários motivos que começa na alimentação, cândida intestinal, desequilíbrio da flora intestinal, ansiedade, etc.                                                                                                                                        Você sofre com gases com frequência? Principalmente depois das refeições o seu abdômen fica distendido? Entenda o que pode estar causando isto. Todos nós temos gases e uma pessoa normal solta em média 14 vezes ao dia. O problema é o excesso de gases, que estufa o abdômen e pode dar cólicas, desconforto, indisposição e mau-humor. As reclamações de acúmulo de gases são comuns nos consultórios, também é chamado de flatulência.
Na alimentação é importante conhecer os alimentos que produzem mais gases, entre eles estão o feijão e o leite. No feijão encontramos muitos oligossacarídeos que produz gases, sendo o principal chamado rafinose. Como não produzimos uma enzima (alfagalactosidase) que digere este elemento, comer feijões pode aumentar muito a liberação de gases. Assim como o leite, muitas pessoas têm “intolerância à lactose”, pois não produz quantidade suficiente da enzima lactose, necessária para digerir o açúcar do leite. Um estudo comprovou que os laticínios (exceto o iogurte) são a principal causa de flatulência, pois existem vários graus de intolerância (de leve à grave) à lactose. Outros alimentos causadores de gases são pães e massas, pois uma parte do carboidrato não é totalmente absorvida ou digerida no estômago ou no intestino delgado, chegando resíduos no intestino grosso fermentando pelas colônias famintas de bactérias. O excesso das carnes também contribui a este processo, pois ao permanecerem no intestino grosso entram em putrefação.
Os alimentos que devemos estar atento são: ovo, batata doce, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, cebola, couve-nabo, soja, ervilha seca, repolho, nabo, etc.
A ansiedade também contribui para o aparecimento de gases, pois ao comer os alimentos rapidamente em mastigá-los adequadamente, podemos estar ingerindo ar e dificultando a digestão normal.
Para evitar estas causas de gases o importante é fazer uma limpeza intestinal, e reeducação alimentar e reposição da flora intestinal recomendam-se tomar Yakult para fazer essa reposição.

Dicas importantes:
Deixe o lave o feijão de molho de um dia para o outro enxágüe bem antes de cozinhá-lo, vai sair todo o gás do feijão.
O gengibre e alho são ótimos se usados em comidas que produzem gases, pois eles contribuem na boa digestão.

Nenhum comentário: