Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dieta desintoxicante recupera o corpo após as férias


Cardápio que restringe produtos comuns na alimentação diária promete ajudar o corpo a funcionar melhor, além de evitar doenças
Além da mudança de ares e de atividades, o período de férias se caracteriza por alterações na alimentação, seja nos horários ou na qualidade e quantidade da comida que vai para o prato. O resultado pode ser visto claramente nos quilinhos extras, mas a falta de cuidados à mesa também pode trazer consequências ainda mais sérias para o organismo.
Reprodução


Um café da manhã nutritivo e balanceado ajuda na desintoxicação

Segundo a nutricionista Silvia Regina Serra, o pior erro durante as férias é o exagero na ingestão de embutidos, conservantes e refrigerantes. ''Esse tipo de alimento retira os minerais do organismo, que fica debilitado. Comer muitos doces e carboidratos também é um problema, além da falta de hidratação. As pessoas se esquecem de beber água porque passam o dia tomando refrigerantes, cerveja ou outras bebidas com álcool'', diz.

Com isso, o organismo fica intoxicado e tanto os órgãos internos quanto cabelo, pele e unhas sofrem os efeitos negativos. ''As toxinas que se acumulam e formam radicais livres que o corpo não elimina sozinho. Esses radicais roubam hidrogênio das células e lesam o DNA, podendo causar câncer, Mal de Alzheimer, de Parkinson, entre outras doenças. A pele e o cabelo perdem o brilho, a imunidade cai, o humor muda, o funcionamento do intestino fica comprometido'', alerta.
Reprodução


No almoço opte por saladas verdes e carnes brancas, que são leves e mais saudáveis

Para reequilibrar o corpo, o ideal é passar por um processo que os especialistas chamam de detoxificação. ''Os órgãos de uma maneira geral conseguem eliminar toxinas sozinhos, mas quando o corpo fica saturado delas, isso deixa de acontecer. O ideal é que as pessoas façam um processo de limpeza no organismo pelo menos uma vez por mês'', aconselha a especialista.

Alimentos como carne vermelha, açúcar, que contenham glúten, leite e derivados não entram no cardápio. ''Também restringimos o consumo de produtos com conservantes, aditivos, corantes e aromatizantes, além de cevada, centeio e café. Em alguns casos, principalmente quando a dieta é feita durante um mês inteiro, é necessário oferecer ao corpo um suporte de vitaminas e minerais e também de algas e extratos de plantas'', diz.

O processo de detoxificação pode ser feito também em apenas um dia, o que já garante um resultado satisfatório. ''Dessa maneira, é possível que a pessoa faça a dieta sozinha, seguindo um cardápio básico (veja box). Para períodos de um mês é importante que haja o acompanhamento de um profissional. Homens devem se submeter por no máximo 15 dias, devido à restrição de carne vermelha, fundamental para os músculos'', lembra Silvia.
Reprodução


Coma frutas e alimentos com fibras nos lanches da tarde

Se a dieta restritiva parece difícil, a nutricionista lembra que vários alimentos, quando consumidos no dia a dia, podem ajudar o corpo a eliminar toxinas. ''É importante que as pessoas consumam verduras brásicas, como agrião, brócolis, couve, couve-flor, repolho e rúcula, alho, cebola, frutas vermelhas e cítricas, chá verde, batata-doce, cenoura, pêssego, tomate, abóbora, gergelim, broto de trigo e açafrão da terra. Outra atitude importante é beber bastante água, uma vez que as toxinas são eliminadas pela urina, suor e fezes'', ensina.

Cardápio para detoxificação (opções para uma alimentação livre de toxinas

Café da manhã

❑ Água de coco natural

❑ Suco de couve

❑ Fruta

❑ Pão sem glúten

❑ Geleia feita com fruta orgânica, sem açúcar e sem adoçante

❑ Azeite com pasta caseira de tomate

❑ Leite de arroz batido com polpa de fruta

❑ Chá (de hortelã, erva-doce, erva-cidreira, camomila)

❑ Tapioca com manteiga

❑ Banana com farinha de linhaça ou com canela

❑ Guacamole

❑ Bolo sem glúten

Almoço/Jantar

❑ Sopa com quinoa, inhame ou batata

❑ Salada variada (crua no almoço e cozida no jantar) - brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, couve, brotos de cenoura temperados com azeite balsâmico ou de oliva, ou óleo de linhaça e ervas verdes

❑ Arroz integral ou massa sem glúten

❑ Frango ou peixe

❑ Batata assada em salada

❑ Polenta

❑ Milho cozido

Lanches

❑ Frutas secas

❑ Frutas in natura assadas

❑ Suco de uva orgânico

❑ Vitamina com leite de arroz

❑ Pão sem glúten

❑ Bolo caseiro sem glúten

❑ Suco verde

Sobremesa

❑ Frutas

❑ Doce caseiro de frutas sem adoçante ou açúcar

❑ Banana com canela

Nenhum comentário: