Nem sempre é fácil escolher a lavadora de roupas que comporte as necessidades de casa e, muitas vezes, o grande número de modelos disponíveis para a escolha torna a compra ainda mais difícil. A grande questão, porém, é saber o que avaliar. Tamanho, marca, capacidade ou funcionalidade? O que levar, de fato, em consideração?
A maioria dos consumidores avalia, principalmente, a capacidade, ou seja, quantos quilos de roupa a lavadora comporta. Mas como saber o que significam oito, nove ou dez quilos de roupas? De acordo com o gerente de marketing da Whirlpool Latin America (empresa detentora de grandes marcas do segmento de eletrodomésticos), Rodrigo Azevedo, para determinar qual a capacidade do eletrodoméstico, a indústria se baseia em dois aspectos: físico e legal.
"Na parte física, são avaliadas questões como volume do cesto, sistema de lavagem e demais parâmetros técnicos. Sobre regulamentação, a portaria do Inmetro estabelece os requisitos mínimos de desempenho e segurança para máquinas de lavar roupas de uso doméstico, considerando a carga máxima de roupa seca que pode ser lavada em um programa específico", explica Rodrigo.
Segundo a portaria do Inmetro (considerando roupas de padrão internacional: lençóis, fronhas e toalhas de rosto) em uma lavadora de roupas com capacidade para oito quilos cabem três lençóis, 14 fronhas e 22 toalhas de rosto; em uma lavadora automática de 10 kg, pode-se lavar o equivalente a três lençóis, 22 fronhas e 25 toalhas de rosto.
A tabela a seguir mostra o peso médio de algumas roupas comuns no mercado brasileiro, sendo que estes números devem ser considerados como uma referência, pois o peso ainda depende do tipo de tecido.
Tipo de Roupa/Peso médio (g)
Camisola: 100g
Camiseta: 150g
Camisa: 200g
Lenço: 20g
Lingerie: 50g
Meias: 50g
Cueca: 50g
Pijama: 400g
Calça jeans infantil: 350g
Calça jeans adulto: 700g
Calça de sarja adulto: 550g
Moletom adulto: 800g
Colcha Casal: 1300g
Edredom Casal: 1800g
Colcha Solteiro: 1000g
Edredom Solteiro: 900g
Fralda: 0,50g
Toalha de banho: 500g
Toalha de rosto: 200g
Toalha de mesa pequena: 250g
Toalha de mesa: 500g
Pano de prato: 60g
Além da capacidade da lavadora e do peso das roupas, o consumidor não pode esquecer que o volume das peças também influenciará na quantidade que cabe no cesto na máquina. Um cobertor, por exemplo, pode não ser muito pesado, não atingindo a capacidade máxima da lavadora. Porém, seu volume é muito grande, o que significa que ocupará muito mais espaço.
'Preocupação nº 2'
Hoje em dia, há lavadoras de todos os tamanhos, jeitos e funcionalidades, que atendem a diversos públicos. Duas grandes marcas (Brastemp e Consul) oferecem modelos para todos os perfis, desde opções para lavagem delicada com capacidade de 1 kg, até máquinas que suportam mais de 10 kg de carga.
Para escolher a lavadora mais adequada é preciso pensar, ainda, na frequência de lavagem, cuidados com os tecidos e funcionalidades com as quais o consumidor quer contar na hora da lavagem para facilitar esta tarefa no dia a dia.
"Mais uma coisa..."
Outra importante dica, é prestar atenção e verificar o quão robusto é o sistema de suspensão e amortecimento, o que indica quão silenciosa será a lavadora. Para isso, deve-se balançar o cesto da máquina para os lados e verificar se ele não encosta facilmente no gabinete. Além disso, deve-se empurrar o agitador na direção vertical (para baixo) e comparar a firmeza entre uma lavadora e outra. Esses são dois testes simples que o consumidor pode fazer para verificar quais lavadoras tendem a ser mais silenciosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário