Quem sou eu

sexta-feira, 29 de março de 2013

Chocolate pode fazer bem para a pele


Chocolate pode fazer bem para a pele
A Páscoa está chegando e nessa época do ano é praticamente impossível resistir aos chocolates. 
Que já dominam prateleiras de supermercados e docerias. 
Independente do formato - barra, ovo, bombom ou até mesmo na sobremesa, o chocolate é sempre bem-vindo, em todas as horas do dia.
E para quem pensa que esta delícia só engorda e sabota as dietas, está enganado. 

A nutricionista Danielle Santos Nascimento, explica que o chocolate é rico em minerais como o manganês, potássio e magnésio, além de ter vitaminas A, C e do complexo B. Dentro da estética, utiliza-se a polpa do cacau, pois ela oferece substâncias como retinol, ácido ascórbico e vitaminas A, B1, B2 e B3. "O ácido provoca uma leve esfoliação, suavizando as linhas de expressão e eliminando as células mortas. 
Além disso, a utilização da polpa em máscaras restaura a umidade a oxigenação da pele", explica Danielle.

Mesmo com tantos benefícios, a nutricionista da Risa faz um alerta importante. "A ingestão de chocolates com baixo teor de cacau e alto teor de gorduras pode destruir qualquer tipo de pele", acrescenta. Segundo a nutricionista, o chocolate vem das amêndoas da fruta do cacau, que depois de torradas produzem um forte sabor de chocolate. "O benefício de consumir chocolate está diretamente ligado aos benefícios presentes no cacau. Portanto, para quem sempre pergunta, quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior será seu benefício à saúde" conta Danielle. 

Para os "chocólatras" de plantão, a dica é optar pelos meio amargos, pois possuem flavonoides com efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias, reduzindo o LDL, elevando o HDL, além de serem estimulantes cerebrais. "Este chocolate é mais indicado, pois ele é feito com os grãos de cacau torrado sem adição de leite. Consequentemente, os benefícios do cacau estão em quantidades maiores e as gorduras e calorias em quantidades menores", finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário: