Quem sou eu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Menopausa e suas consequências na pele, nas unhas e nos cabelos.

Menopausa, pele, unhas e cabelos:


Já comentamos sobre a menopausa e TRH e suas relações com a sexualidade, o humor e o sono, e tudo relacionado aos sintomas característicos dessa fase. Vamos falar de outros problemas.
O colágeno é uma proteína existente em grande quantidade na pele, nos cabelos, nas unhas, nos ossos e nas cartilagens, dando a elasticidade e sustentação. Depois da menopausa, o nível de colágeno fica reduzido em até 30% nos primeiros anos, acontecem  além das alterações ósseas conhecidas  o enfraquecimento e o envelhecimento da pele. o Ela fica mas fina e frágil; a circulação é reduzida, ficando mais fria, pálida e roxeada, principalmente nas mãos e pés. Aumenta a transpiração nas palmas das mãos e dos pés. A pele perde elasticidade e grande quantidade de água, ficando ressecada, ardente e enrugada.
A falta de hormônios ovarianos causa à queda de cabelo, que também se torna mais fino, quebradiço e seco. Observa-se uma diminuição importante nos pelos axilar e pubiana . As unhas ficam quebradiças e crescem mais lentamente.
Em alguns casos, principalmente em mulheres obesas, a pele pode apresentar hormônios masculinos, devidos à produção  pelos ovários nessa época da vida. Podem crescer pêlos grossos e escuros, em especial no rosto, nos mamilos, entre as mamas ou no abdomen e no buço.
Alguns cuidados ajudam os hormônios a manterem a temperatura do corpo e ter bom aspecto: evitar se expor ao  sol, usar filtro solar, manter a pele com certo grau de umidade aplicando  hidratantes, não fumar e tomar muito líquido, tomar gelatina em incolor dissolvido frio em sucos de soja, comer carne com colágeno como o músculo de boi e pés de frango bem cozido também é muito bom.
Além disso a administração de estrógenos através da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) melhora notavelmente o aspecto dos cabelos, das unhas e da pele, tornando-os com aparência mais saudável. Há uma diminuição do surgimento de rugas. Procure um médico e comente sobre as possibilidades de realizar TRH e das várias opções de tratamento. Existem hoje remédios inovadores no mercado e opções de tratamentos orais e trans dérmicos.  Optem por tratamento natural.

Nenhum comentário: