Quem sou eu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A menopausa e a importância de Gérmen de Soja,Linhaça, Os dez mandamentos para uma boa noite de sono.

A menopausa é um período na vida da mulher que se caracteriza pelo fim dos ciclos menstruais e da ovulação. Digamos é o fim da  reprodução da mulher, uma vez que os ovários deixam de produzir os hormônios progestógeno e estrogênio.

A idade em que a menopausa ocorre pode variar de mulher para mulher, mas geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos ou antes caso for precoce. O metabolismo feminino passa por várias transformações nesses períodos e os sintomas mais comuns que alertam para o início da menopausa, além o cessar do ciclo menstrual, são: ondas de calor, insônia, impaciência ,ansiedades e mudanças de humor. A ausência de estrogênio no corpo também pode afetar o interesse sexual da mulher, pois provoca secura vaginal, podendo tornar a relação dolorosa e incomoda.
Devido às alterações do metabolismo é importante que a mulher reveja alguns hábitos de vida nesse período, como a alimentação por exemplo. Esse período dura por mais ou menos dez anos após seu início. Precisa ser tratado para amenisar os sintomas.
A respeito da alimentação, existem algumas dicas que você pode seguir  para uma qualidade de vida melhor durante o período da menopausa.


Segue as dicas de alimentação:
- Prefira comer carnes magras, músculo de boi onde tem uma concentração grande de colágeno, frangos e peixes;
- Comer vegetais e frutas, inclua-os em sua dieta;
- Consuma fibras, encontradas em frutas e cereais elas irão lhe ajudar regular seu intestino e outros fatores; consuma pães integrais, arroz integral, grãos como grão de bico, soja, trigo integral,  feijão e etc;
-Diminua a ingestão de sal nos alimentos, pois ele eleva a pressão arterial. 
Em alguns casos é necessário iniciar um tratamento de reposição hormonal com o objetivo de prevenir algumas doenças, como a osteoporose, e melhorar a qualidade de vida da mulher. O acompanhamento médico é fundamental para identificar as necessidades do seu corpo.





Gérmen de Soja

O gérmen de soja é a parte mais rica da soja, pois é onde se

concentra 10 vezes mais isoflavonas que o restante do grão.

A isoflavona da soja é um composto da soja, também

 conhecido como fitoestrogênio. Sua estrutura é semelhante

ao hormônio feminino (estrógeno).

No processo da menopausa, o organismo da mulher deixa

de produzir gradativamente esse hormônio feminino

(estrógeno).

O gérmen da soja vem sendo usado cada vez mais como 

uma alternativa da terapia de reposição hormonal 

natural.

Linhaça
Um outro produto natural que pode auxiliar também o tratamento dos sintomas da menopausa é o óleo de linhaça.

A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que se iguala a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana envolve os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação leve em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo que, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido.

As lignanas da linhaça tem o importante papel no equilíbrio hormonal, ainda contém ômega 3.
Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea e também seu efeito na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate aos sintomas da menopausa, bem como ajudam a prevenir o surgimento de câncer de mama, principalmente se combinadas com as isoflavonas da soja.
Tem também efeito protetor contra câncer de próstata.
 Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas.

Os dez mandamentos para uma boa noite de sono.
  1. tome banhos ao deitar, pois ajuda a relaxar,  feche os olhos e desvie a atenção dos pensamentos para a sua respiração e perceba seus batimentos cardíacos , e se possível ouça uma música de som baixinho. Perceba como estão suas emoções, como está seu corpo, se há algum ponto de tensão e relaxe soltando totalmente seu corpo sobre a cama, dimuindo o ritmo da respiração até que fique bem lento. Toda vez que o pensamento vier, mude o foco para a respiração, respire profundamente.
  2. Feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Durante cada respiração, acompanhe o ar entrando pelas narinas, saindo pela boca e o trajeto que ele faz pelo seu corpo. Repita a inspiração e a expiração sempre lenta e profundamente várias vezes.
  3. Deitado e de olhos fechados, faça três respirações completas e profundas, inpirando e expirando lentamente pelo nariz. Depois, respire normalmente, observando, soltando e relaxando cada parte do seu corpo. Inicie pelo couro cabeludo, passando pela face, pescoço, nuca, ombros, braços – um de cada vez – músculos das costas e coluna, parte frontal do corpo, quadris, pernas – uma de cada vez – até chegar à pontinha dos dedos dos pés. Finalize fazendo novamente as três respirações, da forma como iniciou.
  4. Tome um copo de leite morno antes de dormir. Não é lenda, o leite possui o aminoácido triptofano que ralaxa os músculos e induz ao sono.
  5. Faça uma caminhada  ou exercícios durante 30 minutos pela manhã ou a tarde todos os dias.
  6. Mantenha limpo e a temperatura do quarto agradável e ventilado, evite claridade e observe se o colchão e travesseiros estão em bom estado.
  7. Tome um banho morno, hidrate a pele, coloque roupa leve.
  8. Não coma nada pesado antes de dormir.
  9. Evite cafeína, chá preto, bebidas alcoólicas e fumo de quatro a seis horas antes de dormir por serem estimulantes.
  10. Não pense nos problemas, soluções e afazeres na cama na hora de dormir. Se possível leia algo interessante que possa acalmar e relaxar.



Nenhum comentário: