A menopausa é um período na vida da mulher que se caracteriza pelo fim dos ciclos menstruais e da ovulação. Digamos é o fim da reprodução da mulher, uma vez que os ovários deixam de produzir os hormônios progestógeno e estrogênio.
A idade em que a menopausa ocorre pode variar de mulher para mulher, mas geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos ou antes caso for precoce. O metabolismo feminino passa por várias transformações nesses períodos e os sintomas mais comuns que alertam para o início da menopausa, além o cessar do ciclo menstrual, são: ondas de calor, insônia, impaciência ,ansiedades e mudanças de humor. A ausência de estrogênio no corpo também pode afetar o interesse sexual da mulher, pois provoca secura vaginal, podendo tornar a relação dolorosa e incomoda.
Devido às alterações do metabolismo é importante que a mulher reveja alguns hábitos de vida nesse período, como a alimentação por exemplo. Esse período dura por mais ou menos dez anos após seu início. Precisa ser tratado para amenisar os sintomas.
A respeito da alimentação, existem algumas dicas que você pode seguir para uma qualidade de vida melhor durante o período da menopausa.
Segue as dicas de alimentação:
Segue as dicas de alimentação:
- Prefira comer carnes magras, músculo de boi onde tem uma concentração grande de colágeno, frangos e peixes;
- Comer vegetais e frutas, inclua-os em sua dieta;
- Consuma fibras, encontradas em frutas e cereais elas irão lhe ajudar regular seu intestino e outros fatores; consuma pães integrais, arroz integral, grãos como grão de bico, soja, trigo integral, feijão e etc;
-Diminua a ingestão de sal nos alimentos, pois ele eleva a pressão arterial.
Em alguns casos é necessário iniciar um tratamento de reposição hormonal com o objetivo de prevenir algumas doenças, como a osteoporose, e melhorar a qualidade de vida da mulher. O acompanhamento médico é fundamental para identificar as necessidades do seu corpo.
Gérmen de Soja
O gérmen de soja é a parte mais rica da soja, pois é onde se
concentra 10 vezes mais isoflavonas que o restante do grão.
A isoflavona da soja é um composto da soja, também
conhecido como fitoestrogênio. Sua estrutura é semelhante
ao hormônio feminino (estrógeno).
No processo da menopausa, o organismo da mulher deixa
de produzir gradativamente esse hormônio feminino
(estrógeno).
O gérmen da soja vem sendo usado cada vez mais como
uma alternativa da terapia de reposição hormonal
uma alternativa da terapia de reposição hormonal
natural.
Linhaça
Um outro produto natural que pode auxiliar também o tratamento dos sintomas da menopausa é o óleo de linhaça.
A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que se iguala a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana envolve os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação leve em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo que, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido.
As lignanas da linhaça tem o importante papel no equilíbrio hormonal, ainda contém ômega 3.
Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea e também seu efeito na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate aos sintomas da menopausa, bem como ajudam a prevenir o surgimento de câncer de mama, principalmente se combinadas com as isoflavonas da soja.
Tem também efeito protetor contra câncer de próstata.
Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas.
Os dez mandamentos para uma boa noite de sono.
- tome banhos ao deitar, pois ajuda a relaxar, feche os olhos e desvie a atenção dos pensamentos para a sua respiração e perceba seus batimentos cardíacos , e se possível ouça uma música de som baixinho. Perceba como estão suas emoções, como está seu corpo, se há algum ponto de tensão e relaxe soltando totalmente seu corpo sobre a cama, dimuindo o ritmo da respiração até que fique bem lento. Toda vez que o pensamento vier, mude o foco para a respiração, respire profundamente.
- Feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Durante cada respiração, acompanhe o ar entrando pelas narinas, saindo pela boca e o trajeto que ele faz pelo seu corpo. Repita a inspiração e a expiração sempre lenta e profundamente várias vezes.
- Deitado e de olhos fechados, faça três respirações completas e profundas, inpirando e expirando lentamente pelo nariz. Depois, respire normalmente, observando, soltando e relaxando cada parte do seu corpo. Inicie pelo couro cabeludo, passando pela face, pescoço, nuca, ombros, braços – um de cada vez – músculos das costas e coluna, parte frontal do corpo, quadris, pernas – uma de cada vez – até chegar à pontinha dos dedos dos pés. Finalize fazendo novamente as três respirações, da forma como iniciou.
- Tome um copo de leite morno antes de dormir. Não é lenda, o leite possui o aminoácido triptofano que ralaxa os músculos e induz ao sono.
- Faça uma caminhada ou exercícios durante 30 minutos pela manhã ou a tarde todos os dias.
- Mantenha limpo e a temperatura do quarto agradável e ventilado, evite claridade e observe se o colchão e travesseiros estão em bom estado.
- Tome um banho morno, hidrate a pele, coloque roupa leve.
- Não coma nada pesado antes de dormir.
- Evite cafeína, chá preto, bebidas alcoólicas e fumo de quatro a seis horas antes de dormir por serem estimulantes.
- Não pense nos problemas, soluções e afazeres na cama na hora de dormir. Se possível leia algo interessante que possa acalmar e relaxar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário