Quem sou eu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Menopausa e suas consequências na pele, nas unhas e nos cabelos.

Menopausa, pele, unhas e cabelos:


Já comentamos sobre a menopausa e TRH e suas relações com a sexualidade, o humor e o sono, e tudo relacionado aos sintomas característicos dessa fase. Vamos falar de outros problemas.
O colágeno é uma proteína existente em grande quantidade na pele, nos cabelos, nas unhas, nos ossos e nas cartilagens, dando a elasticidade e sustentação. Depois da menopausa, o nível de colágeno fica reduzido em até 30% nos primeiros anos, acontecem  além das alterações ósseas conhecidas  o enfraquecimento e o envelhecimento da pele. o Ela fica mas fina e frágil; a circulação é reduzida, ficando mais fria, pálida e roxeada, principalmente nas mãos e pés. Aumenta a transpiração nas palmas das mãos e dos pés. A pele perde elasticidade e grande quantidade de água, ficando ressecada, ardente e enrugada.
A falta de hormônios ovarianos causa à queda de cabelo, que também se torna mais fino, quebradiço e seco. Observa-se uma diminuição importante nos pelos axilar e pubiana . As unhas ficam quebradiças e crescem mais lentamente.
Em alguns casos, principalmente em mulheres obesas, a pele pode apresentar hormônios masculinos, devidos à produção  pelos ovários nessa época da vida. Podem crescer pêlos grossos e escuros, em especial no rosto, nos mamilos, entre as mamas ou no abdomen e no buço.
Alguns cuidados ajudam os hormônios a manterem a temperatura do corpo e ter bom aspecto: evitar se expor ao  sol, usar filtro solar, manter a pele com certo grau de umidade aplicando  hidratantes, não fumar e tomar muito líquido, tomar gelatina em incolor dissolvido frio em sucos de soja, comer carne com colágeno como o músculo de boi e pés de frango bem cozido também é muito bom.
Além disso a administração de estrógenos através da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) melhora notavelmente o aspecto dos cabelos, das unhas e da pele, tornando-os com aparência mais saudável. Há uma diminuição do surgimento de rugas. Procure um médico e comente sobre as possibilidades de realizar TRH e das várias opções de tratamento. Existem hoje remédios inovadores no mercado e opções de tratamentos orais e trans dérmicos.  Optem por tratamento natural.

A menopausa e a importância de Gérmen de Soja,Linhaça, Os dez mandamentos para uma boa noite de sono.

A menopausa é um período na vida da mulher que se caracteriza pelo fim dos ciclos menstruais e da ovulação. Digamos é o fim da  reprodução da mulher, uma vez que os ovários deixam de produzir os hormônios progestógeno e estrogênio.

A idade em que a menopausa ocorre pode variar de mulher para mulher, mas geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos ou antes caso for precoce. O metabolismo feminino passa por várias transformações nesses períodos e os sintomas mais comuns que alertam para o início da menopausa, além o cessar do ciclo menstrual, são: ondas de calor, insônia, impaciência ,ansiedades e mudanças de humor. A ausência de estrogênio no corpo também pode afetar o interesse sexual da mulher, pois provoca secura vaginal, podendo tornar a relação dolorosa e incomoda.
Devido às alterações do metabolismo é importante que a mulher reveja alguns hábitos de vida nesse período, como a alimentação por exemplo. Esse período dura por mais ou menos dez anos após seu início. Precisa ser tratado para amenisar os sintomas.
A respeito da alimentação, existem algumas dicas que você pode seguir  para uma qualidade de vida melhor durante o período da menopausa.


Segue as dicas de alimentação:
- Prefira comer carnes magras, músculo de boi onde tem uma concentração grande de colágeno, frangos e peixes;
- Comer vegetais e frutas, inclua-os em sua dieta;
- Consuma fibras, encontradas em frutas e cereais elas irão lhe ajudar regular seu intestino e outros fatores; consuma pães integrais, arroz integral, grãos como grão de bico, soja, trigo integral,  feijão e etc;
-Diminua a ingestão de sal nos alimentos, pois ele eleva a pressão arterial. 
Em alguns casos é necessário iniciar um tratamento de reposição hormonal com o objetivo de prevenir algumas doenças, como a osteoporose, e melhorar a qualidade de vida da mulher. O acompanhamento médico é fundamental para identificar as necessidades do seu corpo.





Gérmen de Soja

O gérmen de soja é a parte mais rica da soja, pois é onde se

concentra 10 vezes mais isoflavonas que o restante do grão.

A isoflavona da soja é um composto da soja, também

 conhecido como fitoestrogênio. Sua estrutura é semelhante

ao hormônio feminino (estrógeno).

No processo da menopausa, o organismo da mulher deixa

de produzir gradativamente esse hormônio feminino

(estrógeno).

O gérmen da soja vem sendo usado cada vez mais como 

uma alternativa da terapia de reposição hormonal 

natural.

Linhaça
Um outro produto natural que pode auxiliar também o tratamento dos sintomas da menopausa é o óleo de linhaça.

A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que se iguala a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana envolve os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação leve em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo que, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido.

As lignanas da linhaça tem o importante papel no equilíbrio hormonal, ainda contém ômega 3.
Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea e também seu efeito na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate aos sintomas da menopausa, bem como ajudam a prevenir o surgimento de câncer de mama, principalmente se combinadas com as isoflavonas da soja.
Tem também efeito protetor contra câncer de próstata.
 Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas.

Os dez mandamentos para uma boa noite de sono.
  1. tome banhos ao deitar, pois ajuda a relaxar,  feche os olhos e desvie a atenção dos pensamentos para a sua respiração e perceba seus batimentos cardíacos , e se possível ouça uma música de som baixinho. Perceba como estão suas emoções, como está seu corpo, se há algum ponto de tensão e relaxe soltando totalmente seu corpo sobre a cama, dimuindo o ritmo da respiração até que fique bem lento. Toda vez que o pensamento vier, mude o foco para a respiração, respire profundamente.
  2. Feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Durante cada respiração, acompanhe o ar entrando pelas narinas, saindo pela boca e o trajeto que ele faz pelo seu corpo. Repita a inspiração e a expiração sempre lenta e profundamente várias vezes.
  3. Deitado e de olhos fechados, faça três respirações completas e profundas, inpirando e expirando lentamente pelo nariz. Depois, respire normalmente, observando, soltando e relaxando cada parte do seu corpo. Inicie pelo couro cabeludo, passando pela face, pescoço, nuca, ombros, braços – um de cada vez – músculos das costas e coluna, parte frontal do corpo, quadris, pernas – uma de cada vez – até chegar à pontinha dos dedos dos pés. Finalize fazendo novamente as três respirações, da forma como iniciou.
  4. Tome um copo de leite morno antes de dormir. Não é lenda, o leite possui o aminoácido triptofano que ralaxa os músculos e induz ao sono.
  5. Faça uma caminhada  ou exercícios durante 30 minutos pela manhã ou a tarde todos os dias.
  6. Mantenha limpo e a temperatura do quarto agradável e ventilado, evite claridade e observe se o colchão e travesseiros estão em bom estado.
  7. Tome um banho morno, hidrate a pele, coloque roupa leve.
  8. Não coma nada pesado antes de dormir.
  9. Evite cafeína, chá preto, bebidas alcoólicas e fumo de quatro a seis horas antes de dormir por serem estimulantes.
  10. Não pense nos problemas, soluções e afazeres na cama na hora de dormir. Se possível leia algo interessante que possa acalmar e relaxar.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acabei com a micose da minha unha!

Na unha do meu dedão do pé tinha uma micose que a mais de dez anos  me incomodou,  fui ao dermatologista e ele me recomendou um tratamento de durava mais ou menos um ano e ainda tomar remédio forte e muito caro, pensei em deixar pra lá, mas aquilo foi lentamente aumentando e deformando minha unha.
Numa noite dessas perdi o sono pensando como acabar com a micose sem tomar remédios que acabaria ofendendo meu fígado?
Pensei nos remédios caseiros que pudessem a me ajudar, lembrei do spray de própolis ( desses que usamos para a garganta), que eu tenho em casa.
No outro dia cortei a unha bem rente e lixei deixando bem fina apenas na região da micose e apliquei o produto duas vezes ao dia e  todos os dias por duas semanas. Acredite...
Fiquei muito surpresa, pois depois de um mês quando a unha cresceu novamente e vi que surtiu efeito.
Nossa... Acabou a micose de verdade.
Um sucesso!   

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cuidado com a saúde e a pele enquanto envelhecemos!

A menopausa não é uma doença, mas devemos ter o cuidado com a saude do corpo e da pele.  
Segue algumas dicas para ajudar a nos sentir bem.


tomar no mínimo 2 litros de água por dia.
faça uma ração humana e consuma todos os dias de manhã e a noite junto ao suco ou em forma de vitamina com frutas. ( a receita da ração segue logo abaixo)
Dissolva em suco de soja frio 1 envelope de gelatina incolor deixe por 1 hora até ficar bem hidratada deixe na geladeira enquanto hidrate e tome todos os dias (sem esquentar).
Tome Isoflavona diariamente. ( compre em farmácia de manipulação)
Faça máscara com farinha de aveia, mel, iogurte natural misture bem e passe no rosto já limpo e esfoliado, deixe por meia hora, lave sem sabonete e hidrate com um produto de uso de costume faça pelo menos uma vez por semana, logo em seguida verá um ótimo resultado, use protetor solar sempre.( receita segue abaixo)
À noite coma sempre uma maçã com casca antes de dormir, pois ela vai fazer uma faxina no seu organismo enquanto voce dorme.




Receita da ração:
ingredientes:
500 g de farelo de trigo
500 g de farelo de aveia
500 g de germen de trigo
200 g de linhaça triturada
10 envelopinhos de gelatina incolor
10 envelopes de gelatinas diet do sabor de sua preferência ( se preferir substitua por sem sabor, dobrando a quantia do incolor acima, quanto mais gelatina melhor para a pele)
misture tudo em uma bacia e individualise em vasilhinhas e deixe na geladeira, dura por 4 meses tomando todos os dia.
Modo de fazer: 
Bata no liquidificador: 300 ml de leite de soja natural ( Ades) Opcional.
com 2 colheres dessa mistura, se quizer coloque frutas, mas pouca para não engrossar muito.
Tome em seguida de preferencia no desjejum.


LEMBRE-SE:  A GELATINA É EXCELENTE PARA A PELE, CABELOS, UNHAS, LIGAMENTOS E CARTILAGEM
Gelatina contém proteínas que fornecem aminoácidos essenciais para a manutenção de ossos e tecidos A gelatina é extraída do colágeno, especialmente do bovino.

Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao corpo para a manutenção de ossos e tecidos.

O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário ao organismo.

Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento, facilitando o aparecimento de estrias e celulite, levando ao envelhecimento dos tecidos do corpo.
O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose. É um nutriente isento de gorduras,colesterol ou carboidratos.
Pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Mas há diferença entre a gelatina que compramos no supermercado para sobremesa e a gelatina vendida em casas de produtos naturais e suplementos alimentares.
Nestes últimos, geralmente encontramos o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina que compramos no supermercado, também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade.



MÁSCARA FACIAL:


1 colher de (sopa) farinha de aveia
1 colher sopa de iogurte natural
2 colheres de sopa de mel.
Misture bem fazendo uma pasta e passe no rosto e pescoço, deixe por meia hora fazendo massagem de vez em quando e lave apenas com água.
Voce vai perceber uma pele macia e hidratada, muito boa! Hidrate com um creme de uso apropriado para se tipo de pele. Faça 2 x por semana.


Siga a dica e tenha uma saúde ótima com uma pele jovem, voce vai se sentir muito bem e linda!!!











Menopausa, o incômodo do envelhecimento da vida! SUPERE também!!!

É natural da vida e ninguém escapa, é só descobrir como: 
Siga as dicas abaixo e viva a vida!!!

A vida passa e em tudo temos as etapas que devemos enfrentar querendo ou não, então temos alternativas para enfrenta-las.

- Aos 49 anos começaram os sintomas da menopausa,calorões, suores e insônias estudei muitas formas de enfrentar a tal, aí fiz muitas pesquisas sobre como sair bem no momento em que ninguem consegue pular essa etapa da vida.

Bom... indo a luta, lendo muito sobre Isoflavona descobrí que eu poderia me sair bem e tratar sem sofrer consequencias, mandei manipular o produto e tomei com a indicação da médica que manipulou, conseguí em 10 dias ter um resultado surpreendente melhorando 80% a cada dia melhorando ainda mais.
hoje com 20 dias posso dizer que estou me sentindo aos 20 anos de idade com muita disposição e muito feliz.


Entenda a menopausa:
Menopausa é a cessação natural da menstruação decorrente de mudanças fisiológicas e hormonais no corpo das mulheres maduras.
Geralmente ocorre por volta dos 45 anos de idade. Em algumas mulheres essa passagem ocorre de forma tranquila, quase sem distúrbios; em outras os transtornos são tantos e tão fortes que chegam a ser confundidos com sintomas de doenças graves.
Ás vezes, a menstruação desaparece bruscamente; outras vezes vai diminuindo até que finalmente cesse. Sua chegada é acompanhada de melancolia, depressão, irritabilidade, excitabilidade, falta de ar, sensação de calor etc.- felizmente esses incomodos tem curta duração.
Mas é recomendável procurar um ginecologista,  pois esses sintomas podem ser causados por alguma doença, que só poderá ser identificada pelo profissional.
Com a chegada da menopausa, a mulher deve ser cuidadosa com a alimentação, evitando alimentos gordurosos, processados, embutidos e condimentados.
Estes alimentos devem ser substituídos por frutas frescas, integrais, legumes crus, e produtos com fibras, tais eles:  a base de soja, pão integrais, grão de bico entre outros, ainda com muito exercícios fisicos.
A prática de exercícios físicos moderados tambem auxiliam o corpo a reagir diante da nova fase da vida que se inicia; faça caminhadas se possível por 1 hora por dia e caminhada  matinais por alguns minutos descalças sobre a grama fria, para tonificar os nervos.

Viva a vida com naturalidade seguindo essas dicas e boa sorte!