Quem sou eu

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Chá de maracujá




  • Ingredientes:
  • 150ml de água filtrada
  • 1 colher de chá de folhas de maracujá
  • 1 colher de chá de flores de maracujá
  • ou
  • 150ml de água filtrada
  • 3 colheres de sopa de polpa de maracujá

Benefícios:
Maracujá, além de suas conhecidas propriedades como calmantes, também pode ser útil em outras ocasiões.
O chá de maracujá aumenta os níveis de ácido gama-aminobutírico, um neurotransmissor inibidor que relaxa.
O benefício calmante do chá da folha do maracujá é bem popular, mas o fruto pode oferecer ainda muito mais, pois todas as suas partes têm substâncias que favorecem a saúde. A polpa da fruta, por exemplo, contém vitamina C e antioxidantes, auxiliares na proteção contra os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa do organismo e na cicatrização.
Mas isso representa apenas 30% do aproveitamento do maracujá. Os restantes 70%, compostos pela casca e sementes, costumam ser desprezados. No entanto, a casca desidratada e transformada em farinha tem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis. As fibras promovem a limpeza do organismo, eliminando as toxinas e equilibrando o metabolismo.
As fibras solúveis ajudam no controle de absorção de carboidratos e lipídeos, enquanto que as insolúveis na regulação do intestino, eliminando principalmente a prisão de ventre e ajudando a prevenir certos tipos de câncer que se desenvolvem no cólon e reto.
Na parte branca da casca do maracujá há uma grande concentração de pectina, uma fibra solúvel que atua, comprovadamente, na diminuição da taxa de açúcar no sangue (efeito hipoglicêmico) e que impede a absorção da gordura dos alimentos. Assim, o consumo da pectina tem efeito emagrecedor e, como redutor de gordura, protege o coração. Por isso a farinha da casca de maracujá é um alimento importante no combate à obesidade, ao diabetes e às taxas elevadas de colesterol.
Modo de preparo:
Ferva a água e depois acrescente as flores e folhas de maracujá (ou a polpa).
Deixe amornar tampado e, coe. Se preferir, adoce com mel.

Nenhum comentário: