Quem sou eu

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Consumo de chá verde reduz deficiências em idosos.

Pessoas mais velhas que tomam a bebida regularmente podem permanecer mais ágeis e independentes do que seus contemporâneos com o passar do tempo
   
Adultos idosos que bebem chá verde regularmente podem permanecer mais ágeis e independentes do que seus contemporâneos com o passar do tempo, segundo um estudo japonês realizado com milhares de pessoas.

O chá verde contém químicos antioxidantes que ajudam a evitar os danos celulares que podem provocar doenças. Os pesquisadores estão estudando o efeito do chá verde em tudo, do colesterol ao risco de certos cânceres, com resultados mistos até agora.

Pelo novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram examinar se bebedores de chá verde têm um menor risco de fragilidade e incapacidade conforme envelhecem.

Yasutake Tomata, da Escola de Medicina da Universidade Tohoku, e seus colegas acompanharam perto de 14.000 adultos com mais de 65 anos durante três anos.

Eles descobriram que os que beberam mais chá verde eram os menos propensos a desenvolver "incapacidade funcional", ou problemas com atividades diárias e necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho.

Quase 13 por cento dos adultos que beberam menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados, em comparação com pouco mais de 7 por cento das pessoas que beberam pelo menos cinco xícaras por dia.

"O consumo de chá verde está associado de forma significativa a um menor risco de incapacidade funcional incidente, mesmo após o ajuste para possíveis fatores de confusão", disse Tomata.

O estudo não provou que apenas o chá verde mantinha as pessoas ágeis com a idade.

Os aficionados do chá verde geralmente têm dietas mais saudáveis, incluindo mais peixe, vegetais e frutas, assim como uma instrução maior, uma taxa menor de fumantes, menos ataques cardíacos e derrames, e uma maior acuidade mental.

Eles também tendem a ser mais ativos socialmente e a ter mais amigos e familiares com quem contar.

Mas apesar desses fatores, o chá verde sozinho foi relacionado a um menor risco de deficiência, disseram os pesquisadores.

Pessoas que ingerem pelo menos cinco xícaras por dia tiveram um terço de probabilidade menor de desenvolver deficiências do que as que ingeriram menos de uma xícara por dia. Os que beberam em média três ou quatro xícaras por dia tiveram um risco 25 por cento menor.

Embora não esteja claro como o chá verde pode oferecer uma defesa contra a incapacidade, a equipe de Tomata observou que um estudo recente descobriu que extratos do chá verde pareciam aumentar a força muscular na perna em mulheres mais velhas.

Embora o chá verde e seus extratos sejam considerados seguros em pequenas quantidades, eles contêm cafeína e pequenas quantias de vitamina K, e isso pode interferir com medicamentos que impedem a coagulação do sangue.

Gelatina é um forte aliado das dietas, pele e ossos .

 Os benefícios do consumo da gelatina vão além da estética
A gelatina além de ser uma sobremesa fácil de preparar e deliciosa, pode ser também uma grande aliada para sua saúde. A gelatina pode ser consumida nas mais variadas formas, sabores e receitas, inclusive receitas saudáveis com pouco ou nenhum açúcar.

Uma das vantagens do consumo da gelatina como sobremesa é que ela dá uma sensação de saciedade rapidamente, o que faz com que a pessoa não tenha vontade de comer demais, contribuindo com dietas para emagrecimento.

A gelatina contribui para a sua beleza, pois suas propriedades auxiliam na sintetização do colágeno no corpo, substância responsável pela elasticidade dos tecidos e pela força das unhas e dos cabelos. Porém a gelatina tradicional que pode ser comprada nos supermercados é a que menos contribui para a formação do colágeno no corpo. Já a gelatina em forma de pó como suplementeo alimentar proporciona mais resultados nesse sentido.

Entre esses benefícios estéticos, o colágeno também ajuda na fortificação óssea e também das articulações, ajudando então no combate a males como artrose e osteoporose. A gelatina é composta de proteínas que tonificam os músculos e contribuem para a formação de massa magra, diminuindo a flacidez nas mais diversas partes do corpo e colaborando para a conquista de um corpo mais torneado.

As porções normais de uma gelatina tradicional, podem ter entre setenta e oitenta calorias enquanto as gelatinas diet podem ter menos de dez calorias por porção. Isso torna a gelatina uma sobremesa leve, que pode substituir doces mais calóricos, para quem precisa diminuir o consumo de calorias em sua dieta.

Outra razão pela qual você incluir a gelatina no seu cardápio é que ela não tem nenhuma contraindicação, sendo que apenas o consumo exagerado de gelatina com açúcar não é recomendado.

Considerando todos os aspectos positivos do consumo de gelatina fica claro que esta sobremesa deve fazer parte da sua alimentação. Quem tem filhos pode aproveitar ainda para preparar a gelatina em família com seus filhos e se divertirem juntos.

Sucos Desintoxicantes

 Os sucos desintoxicantes ajudam a limpar o organismo 
Sucos desintoxicantes ajudam a limpar o organismo
e eliminar toxinas
Os sucos desintoxicantes promovem uma verdadeira faxina no organismo. Eles eliminam as toxinas acumuladas por excesso de alimentos gordurosos e nocivos à saúde. Depois de saborerar uma ceia de Natal bem farta, aposte em uma destas receitas de sucos desintoxicantes e digestivos para equilibrar seu organismo.
  Suco desintoxicante
Ingredientes
- 4 cenouras sem casca
- Suco de 2 limões
- 1 colher (sopa) de linhaça triturada
 Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para melhor absorção, consuma em jejum.
+ sucos
Suco Betacaroteno
Suco Verde Mel
Suco anti-celulite
Suco desintoxicante e antiansiedade
 Ingredientes
- 1 limão pequeno
- Suco de 2 laranjas-lima
- 6 folhas de alface
- ½ copo de água
 Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e consuma imediatamente.
Suco digestivo*
Ingredientes
- ½ xícara cheia de melão
- ½ xícara cheia de mamão papaya
- 150ml de água de coco
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir.
 
O primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo, é fazer uso de sucos frescos no seu cardápio matinal. Eles têm baixas calorias, previnem doenças e facilitam o trânsito intestinal.

Sucos não são remédios. São alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável.

ALERTA
Nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus dejetos. Outro momento adequado seria num intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Os benefícios dos sucos são numerosos, porque a absorção dos nutrientes é mais rápida e intensa. Vejamos alguns deles:

- Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue.
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.
- Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez.
- Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados.
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

O suco fresco, contendo frutas e hortaliças, é sem dúvidas, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca seus efeitos nutricionais.

ESTES SUCOS SÃO IMPORTANTES
- De frutas cítricas - Fonte de vitamina C, que retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.
- De cenoura com aipo - Um bom revigorante.
- De folhas verdes - Ricos em clorofila trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energisa, limpa o sangue e combate a prisão de ventre.Misture sempre com o limão para proporcionar a perfeita fixação do ferro.
- De alimentos com betacaroteno - Ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, agrião, espinafre, beterraba, brócolis ...

IMPORTANTE
Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas.

Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga. Para quem consegue, o ideal é usá-lo sem coar, porque a presença de fibras é máxima e não existem perdas. Em ambos os casos, coado ou não, o ideal é ingerir o suco mastigando-o, ou seja, saboreando-o em pequenos goles.

Tente colocar o mínimo de água possível nas receitas, para evitar a diluição dos nutrientes.

O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Caso impossível, usar frutas secas (1/2 colher de sobremesa) como uva passa (ou ameixa preta picada) ou dose muito discreta de um adoçante natural (estevita). Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.

ESTES SÃO INFALÍVEIS
Imunidade- 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Calmante - 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Digestivo - 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

Mousse laxante - 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.

Engana fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.

ESPECIAL Energético, dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave - 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Essa receita contém os principais sucos verdes, amarelos e alaranjados.
Ingredientes
2 maças
1 cenoura (orgânica se possível)
1 fatia de limão com casca
1/4 de pimentão amarelo
1 fatia de 2,5 cm de pepino
1/4 de aipo
1 buquê de brócolis
1 fatia de 2,5 cm de beterraba
gelo
Modo de preparo:
1-Antes de ligar a máquina, coloque uma maça inteira no bocal e todos os outros ingredientes por cima (pode ser qe precise picar alguns ingredientes como a cenoura para que caibam), e depois termine com a outra maçã.
2-Ligue a centrífuga e empurre os ingredientes.
3-O suco vai ficar um pouco turvo por causa da combinação de beterraba e cenoura, mas nunca deixe a estética o desmotivar, o sabor é bom!
4-Coloque uns dois cubos de gelo no liquidificador, acrescente o suco e bata até ficar cremoso.
Contém:
Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C, E e K, cálcio, ferro, magnésio, potássio, pectina, boto, ácido, elágico, betacaroteno, ácido fólico, fósforo, selênio, riboflavina e fitonutrientes anticancerígenos.
Como ajuda a desintoxicar?
O aipo ajuda a eliminar o excesso de dióxido de carbono do corpo e reduz a acidez do organismo. A beterraba é extremamente boa para limpar a corrente sanguínea e é excelente, assim como o limão, para limpar o fígado e os rins.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PRESERVANDO A SAÚDE E MANTENDO A DISPOSIÇÃO Vinagre de Maça

VINAGRE PARA EMAGRECER

Vinagre de maçã ajuda a baixar o ponto IG, a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.
Dica:
Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com uma colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

Como usar o vinagre de maçã orgânico para emagrecer?
A média de peso que você perde por semana é de 1 kg. Para isso, você deve prepara 1 colher (sopa) de vinagre de maçã orgânico diluído em 300 ml de água morna e tomar antes do café da manhã. Na primeira semana você deve tomar somente pela manhã para que seu organismo possa se acostumar.

Já a partir da segunda semana, você pode passar a tomar a mesma medida de vinagre de maçã e água antes das principais refeições, ou seja, café da manhã, almoço e jantar.

PARA CRAVOS E ESPINHAS
Prepare uma pasta com 3 morangos e ¼ de copo de vinagre de maçã.
Misture e deixe descansar por duas horas. Aplique sobre o rosto e durma com ela.
Pela manhã, lave com água morna.
Faça 3 aplicações por semana. Em breve você se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

ARTRITE
Para amenizar as dores misture 1 colher (café) de mel e 1 colher (café) de vinagre de maçã em 1 copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite.

ASMA
Coloque gazes umedecidas com vinagre de maçã no lado interno dos pulsos, prendendo-as com um elástico.
CÃIMBRAS
Tomar durante as refeições, 1 copo de água misturado com 1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente.

COLESTEROL
O vinagre de maçã contém uma fibra, a pectina, que percorre o organismo levando consigo o colesterol.

DOR DE GARGANTA
Faça uma mistura de vinagre de maçã e mel meio a meio e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de 1 copo de água morna e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.

 
DOR DE ESTÔMAGO
Beba, aos poucos, 1 colher de água morna contendo 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago alivia o mal estar causado por gases.

FLATULÊNCIA (GASES)
Sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre de maçã. É o bastante para evitar os gases.

HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)
Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Deve-se tomar de 1 a 3 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

MAL DE ALZHEIMER
Um tratamento à base de vitamina B 12 e vinagre de maçã revelou-se benéfico em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.

GRIPES E VIROSES
Deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em 1 copo com água. Beba como remédio entre as refeições até obter resultado.

MÚSCULOS CANSADOS
Envolva o local com uma bandagem embebida em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.

PROBLEMAS URINÁRIOS
Para prevenir os riscos de infecções nos rins ou bexiga tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã. Ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, deixando a urina clarinha e neutra diminuindo assim os riscos de infecções.

REUMATISMO
O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã, por conter potássio, pode aliviar as dores do reumatismo, caso seja ingerido diariamente.

TOSSE NOTURNA
Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.

ÚLCERAS
Estudos publicados em um jornal de farmacologia japonesa indicam que o vinagre de maçã pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool. Deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em 1 copo com água. Beba como remédio entre as refeições até obter resultado.

LABIRINTITE
Tomar ½ copo de água morna e 1 colher (café) de vinagre de maçã, em jejum.

VINAGRE NO PREPARO DE ALIMENTOS
· O bolo de chocolate ficará úmido se acrescentarmos 1 colher (chá) de vinagre de maçã ao bicarbonato estipulado na receita (o fermento).
· Para o arroz ficar bem soltinho coloque 1 colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento.
· As massas fritas não ficam gordurosas se for acrescentada a elas (durante o preparo)         1 colher (sopa) de vinagre de maçã.
· Poderoso antibactericida para deixar de molho as saladas verdes, colocar 5 colheres de sopa em 2 copos de água mergulhar as folhas por 15 minutos.
Trata-se de um tônico que vai ajudá-lo a permanecer disposto até a velhice.
· 1 copo de água destilada
· 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
· 1 colher (sopa) de mel
Misture bem. Tome este tônico ½ hora antes de cada refeição.

ATENÇÃO
Exclua o mel em caso de diabetes.

Dieta para pacientes com cirrose hepática

Dieta para pacientes com cirrose hepática

Alimentos permitidos:
Arroz branco ou integral
Feijão preto, marrom, branco ou outros tipos
Óleo de girassol, oliva ( usar constantemente ), milho
Margarina sem sal, tipo Becel
Carne branca (frango, peixe, peru)
Bacalhau sem sal
Carne de soja
Queijo de soja
Qualquer tipo de farinha (tapioca, mandioca)
Qualquer tipo de verdura (crua ou cozida)
Frutas (manga,abricó,ata ou fruto do conde,melão,tucumã,maçã,banana- prata,biriba,
mamão,abil, pêssego)
Frutas (pêra, sapotilha,abacate,uva,figo,caqui).
Café.
Chá preto ou verde (uso moderado)
Comer bastante couve, espinafre, brócolis
Lentilha, ervilha, milho (sempre cozido)
Clara de ovo 3 (três) no café da manhã (cozida)
Pão e macarrão integral ou de glúten
Leite de soja
Suco de frutas (cajú, maçã, mamão, melão, pêra)
Um litro de líquido (água ou suco) por dia
Seis castanhas-do-pará por dia
1-2 gramas de sal por dia: uma pitada= 1gr


Evitar sempre:

Alimentos fritos, gordurosos e oleosos
Alimentos de consistência endurecida, torrados, cortantes e volumosos
Carne Vermelha (boi, porco, caça, peixe-boi, tartaruga, carneiro,
vísceras, pato)
Frutas cítricas ou ácidas (limão, laranja, abacaxi, maracujá)
Leite animal in natura e derivados (queijo amarelo, manteiga)
Refrigerantes
Qualquer tipo de bebida alcoólica
Alimentos conservados em lata (seleta de legumes, patê, atum, sardinha, etc.) ou defumados(calabresa, salsicha, presunto,etc.)
Gema de ovo (galinha, codorna, tartaruga, tracajá)
Pão de massa branca, bolachas, biscoitos
Massas (macarrão com ovos, pizza, pastel, tortas, etc)
Chocolate, Sorvete, Creme de leite, Leite condensado
Qualquer tipo de pimenta (reino, murupi, malagueta, de cheiro)
Frutos do mar (camarão,lagosta,lula,caranguejo, etc.)

Exemplo de cardápio programado para um paciente não diabético, com cirrose hepática compensada (sem inchaço ou barriga d'água) e peso variando entre 60 a 90 quilos. A melhor dieta é sempre dirigida ao paciente pelo médico assistente ou nutricionista. Portanto, antes de seguir qualquer dieta padronizada, ouça seu médico de confiança.

1.- Café da manhã

a) Uma xícara de café ou café com leite de soja (150ml-200ml) adoçado com açucar.
Se diabético, use derivados de açúcar artificial
b) Uma fátia de pão integral
c) Pode passar geléia no pão
c) Três claras de ovo (cozidas). Coloque às três claras de ovo em um recipiente com um pouco de margarina (sem sal) e leve ao microondas por 35 segundos.
d) 50 gramas de queijo de soja
e) Um copo de suco de frutas (100ml)
f) Uma unidade de fruta

2.- Almoço

a) Três colheres de sopa de arroz branco ou integral. Temperado normalmente (alho, cebola, azeite de oliva). Colocar uma porção discreta de sal (0,5gr)
b) 300 gramas de filé de peixe ou 200 gramas de frango ou 200 gramas de
peito de peru. Temperar com sal (0,5gr). Grelhar ou assar. O frango ou peixe pode ser cozido com batata, abóbora ou chuchu.
c) Uma concha média de feijão cozido com caldo (branco, preto, marrom)
d) Salada de verduras ou legumes (cozida ou semi-cozida). Usar oléo de oliva e um pouco de vinagre balsâmico para temperar.
e) Evitar ingerir líquidos durante às refeições
A sobremesa pode ser baseada em frutas (uma unidade), gelatina ou doce em calda

3. Lanche ou merenda da tarde
a) Uma xícara de café preto ou chá verde
b) Uma fruta ou uma fatia de pão
c) Seis castanhas do Pará (pode ser comida inteira, ralada ou batida no liquidificador com um pouco de água)

4. Jantar
a) Sopa de verduras (200 ml) ou
b) Salada de verduras ou
c) Duas frutas
d) Pode ser feito o mesmo cardápio do almoço ou modificado de acordo com o gosto do paciente

Informações Gerais » Emagrecimento: Com vinagre de maçã.

Informações Gerais
» Emagrecimento:

Vinagre de maçã orgânico para emagrecer?
Sim, esta é a mais nova arma contra a gordura.
Você já conhece os benefícios?
Esta aqui uma grande oportunidade.
O Vinagre de maçã orgânico caiu nas graças das pessoas que buscam uma forma de emagrecer sem fazer esforço. Muito se fala sobre o assunto e suas maravilhas.

Como usar o vinagre de maçã orgânico para emagrecer?
A média de peso que você perde por semana é de 1 kg. Para isso, você deve prepara 1 colher (sopa) de vinagre de maçã orgânico diluído em 300 ml de água morna e tomar antes do café da manhã. Na primeira semana você deve tomar somente pela manhã para que seu organismo possa se acostumar.

Já a partir da segunda semana, você pode passar a tomar a mesma medida de vinagre de maçã e água antes das principais refeições, ou seja, café da manhã, almoço e jantar.

Se você fizer o mesmo processo, mas sem cortar doces, frituras e massas, vai perder em média 1 kg por mês.

Por que o Vinagre de Maçã é tão eficiente para perder peso?

Alguns investigadores supõem que o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente, ou pela redução do apetite ou simplesmente só por melhorar a eficiência do metabolismo. Qualquer que seja o seu mecanismo de ação, sabe-se que tem ajudado inúmeros Homens e Mulheres a atingirem o seu peso desejado.

O Vinagre de Maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura.

O tratamento do artritismo: Notou o doutor DC Jarvis o efeito extraordinário na cura do artritismo. Por exemplo: O leite extraído de uma das tetas de uma vaca era tão grosso que com a máquina de ordenhar não sairia. Tentando diluir o leite, o fazendeiro passou a pôr 50 gramas de vinagre de maçã em ambas as rações diárias. O animal gostou tanto do vinagre que ficava lambendo a manjedoura. Depois, ele aumentou para cem gramas em cada ração. O leite afinou e o artritismo desapareceu definitivamente. No inicio do tratamento a vaca produzia cinco litros de leite por dia - e passou para quase quinze litros. Outro fazendeiro que sofria de artritismo na nuca e no pescoço disse que antes de começar a tomar dez colheres das de chá num copo de água, a cada refeição, tinhas todas as articulações doloridas. Com a ingestão diária, várias vezes ao dia, o mal foi regredindo paulatinamente até desaparecer. Além da inchação, sofria de dores nas articulações, mas depois de algum tempo com esse tratamento, tudo regrediu e finalmente desapareceu por completo.

Para os que sofrem de artrite nos dedos: Além de tomá-lo com água ou mel, deve-se submergi-los no vinagre de maçã quente, durante dez minutos. Com esse tratamento, depois de certo tempo, desaparecem a dor e a deformação.

Dores de cabeça crônica: As dores de cabeça crônicas são atribuídas aos olhos, ao estômago, aos rins, ao fígado e a sinusite. O doutor Jarvis durante vários anos - apurou com ajuda de pessoas que sofriam desse mal - se a enxaqueca aparecia quando havia uma reação urinária ácida ou alcalina. Quando a urina estava ácida, as enxaquecas eram menos freqüentes, mais brandas, ou desapareciam. Dessa forma, recomenda o doutor Jarvis que as pessoas que sofrem desse mal necessitam conhecer os fatores que alcalinizam a urina e então combatê-los, ou seja, necessitam corrigir sua dieta para mais ácida, com a ingestão de folhas vegetais, frutas e, usufruir os benéficos ácidos do vinagre de maçã natural.

Dores de garganta: O remédio mais aplicado pela medicina popular do Vermont para inflamação da garganta é o gargarejo com o vinagre de maçã natural: Aliás, muitos profissionais do palco, atores, professores, oradores, locutores, etc fazem uso do vinagre de maçã diariamente. Fazem o gargarejo com uma colher de chá num copo dágua para limpar e proteger a garganta e as cordas vocais. Surpresa é que este tratamento liquidou a contaminação produzida por streptocuccus, em 24 horas num paciente. Verificou o doutor Jarvis que a membrana formada sobre as amídalas desaparecia em dez horas.

Nas afecções reumáticas: A real origem desta doença está no sangue impuro, nas toxinas que não foram eliminadas e na deficiente função dos diversos órgãos; num antinatural regime alimentar ou devido a cargas hereditárias. Portanto a cura do reumatismo é obtida pela purificação do organismo em geral, de modo que a pele e a circulação sanguínea reacionem devidamente ante as bruscas mudanças de temperaturas. A medicina popular do Vermont, nesse caso, aconselha fazer a ingestão diária de vinagre de maçã natural tomando duas colheres com água e mel. Nas afecções reumáticas locais recomendam-se compressas quentes de vinagre de maçã. Proceda-se da seguinte forma: aquecer duas xícaras de vinagre de maçã, usando um pano grosso, preferivelmente lã, para que se conserve o calor. Fazer a aplicação local, três vezes ao dia, se possível a intervalos regulares.

Hipertensão: Poucos problemas têm tanta gravidade como a hipertensão, sendo indicadora de males ainda mais graves como as cardiopatias, derrames, crise renal, etc. Há uma ligação com os estados emocionais e o meio ambiente. Que faz a medicina popular do Vermont no caso de hipertensão? A Natureza indica uma alimentação rica em carboidratos, composta por frutas, brotos, folhas comestíveis e mel, em vez de uma alimentação rica em proteínas e composta de ovos, carne, leite, queijo, ervilhas, feijão e nozes, etc. Esse tipo de alimentação provoca o aumento considerável da alcalinidade do sangue, exceto se há um contrabalanço com a ingestão de ácidos como o vinagre de maçã natural, e outros alimentos igualmente ácidos. Logo ao acordar verifique o pH da urina com a ajuda da fita de tornassol, e veja se está ácida ou alcalina. Sendo alcalina deve-se aumentar a dosagem ácida de vinagre de maçã até que a urina fique ácida, o que indica que o sangue esta fluindo e não estamos correndo o risco de provocar depósitos de cálcio no sistema arterial, provocando a hipertensão arterial.

Para acne, espinhas, pruridos da pelo do rosto e uso cosmético: No Vermont, o vinagre de maçã natural é também utilizado como um eficaz e excelente higienizador e cicatrizante, removendo impurezas e ajudando maravilhosamente na cicatrização de espinhas, combatendo a acne, pruridos, deixando a pele como nova. Para isso, faça o seguinte: com um pedaço de algodão umedecer em vinagre de maçã natural puro e proceder à limpeza do rosto, notará que a pele ficará limpa, macia, refrescante, higienizada e ajudará na sua cicatrização. Em seguida aproveite para massagear o rosto e os cabelos com o líquido de vinagre de maçã natural puro ou misturado em pouca água, devolverá a acidez natural da pele, o pH da pele é 3, igual portanto, ao do vinagre de maçã, fazendo com que o sangue irrigue a sua superfície, dando ao rosto um aspecto vivo, agradável e deixando a pele macia como seda, além de protegê-la de bactérias nocivas do ar. No banho é bom evitar sabonetes alcalinos que torna a pele pálida, sem vida e sujeitas ao ataque de bactérias alcalinas. A pele cuja reação é alcalina está sujeita a pruridos e a bactérias nocivas. Coceira na cabeça ou na pele do corpo é um pedido para que você deixe de usar sabonete ou xampu alcalino e passe a usar outro agente de limpeza neutro. No caso de homem, se a cabeça coça, basta despejar uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, mergulhar o pente nessa solução e pentear o cabelo, repetindo isso até que o cabelo fique bem úmido. Aproveite para misturar ao seu xampu um pouco de vinagre de maçã natural. Esse tratamento tornará os cabelos resistentes, sedosos e brilhantes, livres de lêndeas ou gorduras que se desprendem. Há pessoas que utilizam o vinagre de maçã natural durante o banho, despejando na banheira um copo do vinagre. Em outros casos, pode-se passar o vinagre de maçã natural diretamente na pele com a ajuda de algodão.

O diabete: Para o tratamento da diabete elimine de sua dieta o açúcar refinado, cristal e seus derivados, farinha branca, arroz branco, e outros alimentos industrializados em cujo processo de fabricação eles perderam suas fibras naturais e outras substâncias nutritivas. Uma dieta acima, faz com que o corpo ceda os seus próprios sais minerais, retirados principalmente dos ossos, para ajudar no processo de assimilação dessas substâncias desmineralizadas. Tome três colheres de vinagre de maçã natural diariamente.

Para retrair varizes: Este remédio é empregado pela medicina popular do Vermont, mas também de vários outros países europeus. Friccione vinagre de maçã puro sobre as varizes, pela manhã e à noite. Após um mês, irá notar a retração das mesmas. Além da aplicação externa, deve-se tomar duas colheres de chá em um copo de água duas vezes ao dia para refinar o sangue e aliviar a pressão sobre os vasos e artérias.

Para preparação de Essências Florais: é um excelente conservante para as essências florais. Para os casos em que a pessoa não pode e/ou não quer tomar essências florais com brandy de uvas. Utilize o vinagre de maçã a 10% na solução com água mineral.

Contra indicação. Não foi observado qualquer efeito prejudicial à saúde até o presente momento. Entretanto, recomenda-se seja tomado com parcimônia e assiduidade, seguindo a prescrição certa para cada caso. As pessoas não habituadas à dieta ácida devem iniciar apenas com uma colher das de sopa de vinagre de maçã natural e uma colher das de sopa de mel de abelha (natural) misturado à água (copo duplo cheio). Preferindo adicione apenas água, aumente gradativamente a dosagem até duas ou três vezes ao dia ou mais dependendo de cada caso. Peça orientação de seu médico para prosseguir nos tratamentos indicados

Benefícios do Vinagre na Saúde - O Vinagre de Maçã

Através da dieta ácida do vinagre de maçã natural observamos que se a urina estava alcalina fica ácida, aliás, o ideal é manter sempre o pH da urina ligeiramente ácido (em torno de 6,4 pH), pois a dieta alcalina indica que os fluidos do corpo, principalmente o sangue, estão se espessando.

O sangue faz uma volta completa no corpo humano em 23 segundos, e ele está então impregnado de ácido.
Inundando o seu sangue com um ácido como o vinagre de maçã natural e seu potássio contido, fará com que qualquer depósito de cálcio se desfaça e circule de novo para depois ser eliminado pela urina principalmente.
Esse método, repetido todo dia, livrará de depósitos calcáreos os canais circulatórios depois de algum tempo.

A água da torneira é a mais poderosa fonte de substâncias endurecedoras e obstrutoras do nosso corpo. Esse líquido vem carregado de substancias terrosas e outros sais que entram em contato com o sangue e posteriormente se alojam em quase todos as partes moles e articulações do corpo.
Notamos esse fenômeno de obstrução, quando observamos o interior dos encanamentos de uma residência, principalmente o cano do chuveiro, que pode ficar completamente entupido com uma susbtância esbranquiçada - que são os depósitos calcáreos provenientes da passagem da água encanada.
Felizmente, graças ao nosso sistema excretor que expele continuamente esses resíduos, nosso corpo se livra muito dessa carga mortal, pois, caso contrário, nos transformaria numa estátua de pedra em dez anos.

Por outro lado, a melhor água para se tomar é a água de trovoada, de neve derretida, ou a água destilada carregada com a energia solar, essas águas estão livres de matérias terrosas obstrutoras e ao mesmo tempo carregada de energia vital. Saber ingerir uma água saudável é ponto importantíssimo para a manutenção da saúde durante toda a vida, principalmente para quem já apresenta algum tipo de doença, como o reumatismo, por exemplo.

A água pública tratada pelo processo de sedimentação, não elimina os resíduos químicos altamente danosos ao nosso corpo. Isso só é possível através da destilação.
Depois da água destilada, a água obtida pelo processo de osmose reversa, é a que mais se aproxima da água ideal.

Ao mesmo tempo, os nutrientes obtidos através da nossa alimentação diária, ao serem metabolizados geram cinzas ou matérias terrosas que devem ser também eliminadas pelo sistema excretor.
Essas substâncias terrosas obstrutoras, incluindo as matérias calcáreas já descritas, circulam livremente pelo organismo depositando sua carga mortal pelos prolongamentos de veias, artérias, órgãos e articulações.
A contínua deposição de materiais não eliminados são a causadora da grande maioria das doenças, como pedras nos rins, tromboses, derrames, enfartos, anginas, pressão alta, artrites, arteriosclerose, hemorróidas, varizes, obesidade, diabetes, artroses, bursites e muitas outras doenças cuja origem está no sangue impuro, carregado de sustâncias terrosas.
É por isso que o coração se vê obrigado a trabalhar mais, pois o sangue espesso, excessivamente alcalino, dificulta a circulação do fluido pelo corpo.
Todo mundo sabe que a calcificação é o maior inimigo do homem ao envelhecer.

Voltando para a medicina popular do Vermont, aprofundaremos um pouquinho mais sobre a relação do vinagre de maçã natural com o potássio e o sódio, assim é preciso saber que o líquido contido nas células orgânicas representa 50% do peso do corpo.

O fluido sanguíneo equivale a 5%.
O que se localiza entre os vasos sanguíneos e as células representam 15% do peso do corpo.
Dessa forma, temos 50% do fluido orgânico dentro das células e 20% fora delas.
Tanto o potássio quanto o sódio tem por função atrair líquido.

O potássio, no interior das células orgânicas, tem a incumbência de atrair líquidos para dentro delas.
O sódio, fora das células orgânicas, puxa-os para seu lado.
Dessa forma o potássio e o sódio vivem num duelo contínuo pela obtenção de seus líquidos. Saber equilibrar a relação sódio-potássio é garantir plena saúde pela vida afora - e os ácidos benéficos do vinagre de maçã natural nos ajuda nessa tarefa.

De acordo com o antigo axioma: da vida vem a vida e da morte vem a morte, é importante saber que o corpo humano só pode assimilar ou incorporar em sua estrutura biológica substancias vivas.

As medições feitas no vinagre de maçã natural com a ajuda do espectrofotômetro (por comparação de cores) demonstraram que sua vibração é semelhante ao mel da abelha, indo até o branco.
Fato significativo, pois demonstra que o liquido está com intensa radiação ou carregado de energia vital.
Recentemente cientistas anunciaram a descoberta de uma luz que envolve os vegetais vivos dando a essa luz o nome de “biofóton”.
Em realidade todos os vegetais apresentam um padrão vibratório característico, isto é, suas moléculas vibram milhares de vezes por segundos.
Entretanto, esses vegetais, após serem colhidos ou processados industrialmente, tem perdido o seu comprimento de onda característico gradualmente. Em outras palavras o vegetal ou alimento vai morrendo até se transformar num cadáver vegetal.

O leite, por exemplo, é ligeiramente ácido ao ser retirado da vaca, e suas moléculas estão vibrando em torno de 4.500 vibrações por segundo. Após ser fervido, a vibração original cai para aproximadamente 1.500 ciclos por segundo, ou seja, o leite está morrendo, e sua qualidade química está alcalina.

A obesidade e o emagrecimento segundo a medicina popular do Vermont
A obesidade é hoje uma pandemia mundial alarmante, pois morre-se mais pessoas no mundo de doenças decorrentes do excesso de comida do que aquelas que passam fome.
Entretanto, a obesidade é tratada no Vermont com o vinagre de maçã natural que elimina o excesso de gorduras naturalmente.
Assim, “é possível emagrecer fiando-se na fita métrica, não, porém na balança”.
É que as alterações sofridas pela estrutura óssea e pelos tecidos orgânicos, inclusive os músculos, podem contrabalançar a perda da gordura. Quando o peso de uma pessoa excede do normal, pode bem ser devido a uma quantidade excessiva de materiais assimilados e depositados como gordura, e evidentemente, a uma vida sedentária.
Há diversos modos de saber se o peso está normal.
No Vermont se diz o seguinte: “ a medida da base do pescoço deve ser duas vezes a do pulso.
A medida da cintura é o dobro da medida do pescoço”.

Se a medida da cintura for maior do que a do tórax ou se houver propensão para a papada, a medicina regional do Vermont lança mão do vinagre de maçã natural para eliminar o excesso de gordura, pois o vinagre de maçã natural atua de maneira rápida no organismo, mudando a temperatura das gorduras adicionais e fazendo com que se queimem dentro do organismo, sendo eliminadas em seguida pela urina e fezes.

Afirma o doutor Jarvis que é indispensável uma dieta integral, com a ingestão de alimentos “vivos” e em quantidades adequadas, evitando a gula.
Uma disciplina alimentar é um dos mais eficientes ingredientes para a felicidade, pois ninguém pode fazer nada com o corpo doente.

Assim, se um homem tiver o abdômen saliente, voltará ao normal no espaço de dois anos.
O vinagre de maçã natural terá tornado possível a eliminação da gordura, em vez do seu armazenamento e o conseqüente aumento de peso.
O vinagre de maçã natural é um complemento maravilhoso nas dietas de emagrecimento.
Cumprido diariamente, este tratamento contra a obesidade, que além de simples é muito eficaz, plenamente natural e saudável; em dois anos o corpo volta adquirir o peso ideal.

As bactérias patogênicas de reação alcalina e a dieta ácida do vinagre de maçã natural
 
Torna-se evidente ao se estudar a lista de microorganismos perniciosos ao nosso organismo que todos eles tem uma reação alcalina.
As reações alcalinas dessas pequenas criaturas variam em torno de 7,2 a 7,8 pH.
Isto é particularmente interessante à luz da evidência de que tanto nas vacas leiteiras quanto nos seres humanos, há um instinto que os leva a procurarem ácidos.
Diante das provas cientificas, parece razoável concluir que as bactérias patogênicas existem para outros fins que não a de causar moléstias aos seres humanos.

A Natureza foi pródiga na distribuição da vegetação ácida, aparentemente com o fito de prevenir a invasão de microorganismos no corpo, ocasionando infecções. O instinto que leva os animais e os seres humanos a procurar vegetação ácida e líquidos ácidos foi-nos dado com proteção.

A medicina popular do Vermont tem feito profundas observações sobre a absorção e a eliminação de fluídos pelas células orgânicas: absorção é chamada de hidratação, e a eliminação, desidratação.
No caso de ataque de bactérias, o que ocorre é que as bactérias, necessitando umidade para se manter, tiram-na das células orgânicas. Mas se houver nestas, quantidades suficientes de potássio , será ele que tirará umidade das bactérias desidratando-as.
Informações Adicionais
Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais e complexos multi-vitamínicos.
Igualmente, encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico (bom no combate a anemia) e elementos antioxidantes, combatem os radicais livres que produzem a decrepitude do corpo.
Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas (contêm bactérias inimigas dos microorganismos deletérios).
O vinagre de maçã natural extrai todos os minerais da maçã e do açúcar mascavo.

O vinagre de maçã natural é rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo; entre os quais o ácido málico , que entre outras funções, faz parte do chamado “ciclo de Krebs”, que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células.
Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, pois o vinagre de maçã natural ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado.
Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.

Atenção
Cada pessoa tem necessidades e reações diferentes.
Portanto, antes de qualquer dieta ou Cura Mágica,
"procure seu médico" e informe-se !
O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos.
Possui qualidade antioxidante, antiinflamatória e antibiótica excelentes.
Controla o equilíbrio do pH do sangue e da pele.

Tem propriedade muito parecida com a química do suco gástrico secretado pelo estômago, e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde, facilitando a digestão.

Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento.

Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxôfre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros.

Se o vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas obstrutoras do sistema, mais útil ainda é para aqueles que em todas as circunstâncias, já se aproximam ou se encontram na velhice, e ou estão doentes.

CUIDADO COM O FÍGADO.

O fígado é o órgão que faz a limpeza do corpo, ele remove as toxinas, impurezas e resíduos da corrente sanguínea fazendo uma desintoxicação.

O fígado tem de trabalhar de forma eficiente para ajudar a quebrar os resíduos e toxinas.

Caso contrário, as condições, devido à sobrecarga tóxica podem levar à síndrome da fadiga crônica [SFC], deficiência imunológica, alergias, câncer, danos ao fígado, e doenças inflamatórias crônicas.

Desintoxicação do fígado o que fazer
Um programa de desintoxicação do fígado simples consiste em dieta [suco de jejum, o jejum de água, dieta de alimentos crus, comer menos e vegetarianismo], exercícios, remédios alternativos, a terapia de ozônio, acupuntura, massagem, irrigação do cólon, suplementos vitamínicos, que incluem:

O consumo de suco de maçã apenas [ácido málico] ou líquidos para um ou dois dias, seguido por uma mistura de suco de limão [ácido cítrico] e azeite de oliva em pequenas doses, várias vezes, por um dia.

Um elevado teor de fécula ou de carboidratos, a dieta com proteínas de baixo teor de gorduras. B-vitaminas, principalmente B-6 e B-3, vitaminas A e E, cálcio, selênio e L-citocinas são necessárias para apoiar a desintoxicação do fígado. Nutrientes de apoio como suplementos de dieta também são úteis.

Uma dieta rica em água, frutas e legumes, suplementos nutricionais, e ervas, são tão úteis na desintoxicação do fígado, juntamente com enemas de limpeza.
Objetivos da desintoxicação

A desintoxicação do fígado deve ser destinada a alcançar os melhores resultados:

1 – Para apoiar a função hepática adequada.

Isto inclui a regulação do colesterol, mantendo os níveis de enzima, e otimizando a assimilação dos alimentos, proporcionando assim o suporte nutricional necessário para a regeneração do fígado.

Para limpar as toxinas do fígado, causada por alimentos, produtos químicos, aditivos e conservantes, pelo ar poluente e riscos ambientais
Para promover a neutralização de substâncias tóxicas, o metabolismo do álcool, e resistência à infecção.

Ervas para limpeza de fígado

A melhor coisa a fazer é adicionar temperos, em pequenas quantidades, a sua dieta diária. Isso ajuda a manter um fígado saudável e funcional.

Folhas de caril são muito benéficas. São consumidas diariamente, cruas ou enquanto tempero. Ela ajuda a manter o fígado em um estado de funcionamento. As folhas têm cálcio, fósforo, ferro, ácido nicotínico e vitamina C.

São recomendados nos diabetes, disfunção hepática, e distúrbios digestivos.

Consumir essas folhas diariamente aumenta a secreção do fígado, e o mantém em equilíbrio. Ela também atua contra a flatulência [gás], estômago fraco, e os intestinos. Ela aumenta a imunidade.

Gengibre

Gengibre e seus constituintes têm antivômitos, tônico cardíaco, antibacteriana, antioxidante, tônico do fígado, antiinflamatória, imuno-estimulante, carminativo [digestivo], as ações colagogo [onde as secreções do fígado e da vesícula biliar são regulamentadas], e outros efeitos saudáveis.

O gengibre pode também ser utilizado para promover a secreção gástrica, aumento dos movimentos intestinais, os níveis de colesterol, regular a glicose no sangue, e estimular a circulação periférica.

Comer gengibre cru, antes ou durante as refeições, é altamente recomendável. Você pode também adicionar gengibre para o seu chá.

Coentro.


Esta é considerada como digestivo, tônico, antibiliosos, refrigerante, e afrodisíaco. As sementes são mastigadas para corrigir mau hálito. Uma infusão de sementes em combinação com sementes de cominho e cardamomo é útil na flatulência, indigestão, vômitos e distúrbios intestinais.


Alho

O alho reduz o colesterol [aumenta "bom" colesterol]. Ele reduz a pressão arterial, afina o sangue, e reduz o risco de ataque cardíaco e derrame.

Ele melhora a circulação e combate as bactérias como um antibiótico. Alho, um potente antioxidante, foi encontrado para inibir a formação de células tumorais.


Erva Doce

Sementes de erva-doce, muitas vezes prestam socorro rápido e eficaz de muitas desordens digestivas. Eles ajudam a superar gases, cólicas, indigestão ácida, e muitos outros males do aparelho digestivo. Estudos recentes descobriram que o consumo de sementes de erva-doce pode aumentar a produção de bile no fígado, elas também possuem diurético [eleva a taxa de excreção de urina do corpo], promovendo uma redução da dor, e atividades antimicrobianas.

Fale com o seu terapeuta para saber a proporção certa de ingredientes, e linha de tratamento de desintoxicação que podem ajudá-lo melhor.

Coisas para fazer.

Você pode manter seus órgãos de limpeza, especialmente o fígado, a fim de seguir certos hábitos diários, ou por procedimentos de limpeza de temporada, quando o corpo demanda uma desintoxicação [quando os sintomas se manifestam].

Evite conservas, alimentos embalados, tanto quanto possível. Inclua frutas frescas e legumes na dieta diária.

Gengibre, limão, cominho, coentro, açafrão, cravo, pimenta, canela, devem ser tomados em pequenas quantidades diárias.

Tente comer apenas quando está com fome, se não evitar comer. Comer dificulta a digestão.

Álcool, fumo, gorduras, cafeína, condimentos excessivos, salgados devem ser evitados.

Beba água suficiente, sucos de frutas frescas. Consumir soro temperado com coentro, folhas de caril e gengibre ajuda.

O jejum sistematicamente uma vez em uma quinzena é aconselhado. Podem-se colher melhores resultados pelo jejum após consulta de um profissional.

A prática regular de ioga [sob supervisão, ou, após a devida orientação] e passear após as refeições também ajudam.

Drogas prescritas, ou caso contrário, pode prejudicar o seu fígado. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação.

A prática regular de exercício físico, especialmente formas diferentes de yoga, é extremamente benéfico.

COMO DESINTOXICAR O FÍGADO.

    A desintoxicação é um processo que ocorre naturalmente no organismo para eliminar determinadas substâncias indesejáveis. A desintoxicação ocorre em todas as células, mas principalmente nas do fígado e do intestino.
As principais substâncias intoxicantes são a aditivos alimentares artificiais, metais tóxicos, tabaco, medicamentos, agrotóxicos, álcool, poluentes do ar, produtos químicos usados em casa, antibióticos e hormônios utilizados em carnes e outros produtos de origem animal.
Quando reduzimos a exposição do organismo a essas substâncias intoxicantes, aumentamos a oportunidade para o organismo excretar essas substâncias. O jejum é uma excelente situação para o organismo realizar essa tarefa. Alguns alimentos também podem ajudar nesse processo, especialmente as frutas e vegetais devido à presença de fibras, vitaminas e minerais antioxidantes e outras substâncias protetoras.
Dentre os vegetais, destacam-se os da família das brássicas que contém compostos anticancerígenos e inclui repolho, couve-flor, couve, brócolis, couve de Bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rúcula.
Para manter o organismo o mais sadio possível , é interessante expô-lo o mínimo possível aos agentes intoxicantes e, no caso da necessidade de uma desintoxicação mais efetiva, pode ser realizado um dia de jejum sempre com basta te água, seguido por uma dieta líquida com duração de 1 a 3 dias, baseada em sucos de frutas e hortaliças. O ideal seria adotar uma dieta vegetariana baseada em frutas, verduras, legumes, cereais, feijões e castanhas, que é a mais indicada para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer e promover longevidade.