Quem sou eu

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como aumentar o HDL, o Bom Colesterol?


O HDL já é conhecido como o rei da faxina no nosso organismo. Essa sigla significa lipoproteína de alta densidade, que tem a função de andar pelas nossas veias em busca do colesterol ruim, cuja sigla é LDL.
Se não for recolhida o LDL que estava abandonado pode se depositar nas paredes dos vasos, oxidar-se ecristalizar-se, contribuindo para formação de umaplaca de gordura capaz de interromper o fluxo do sangue.
Mas o HDL (colesterol bom) devolve o LDL ao fígado, onde é destruído. Por isso que o ideal é que nosso organismo tenha índices de HDL acima de 60 mg/dl e nunca inferior a 40 mg/dl, segundo explica o cardiologista Carlos Scheer, do Rio de Janeiro. Um estudo publicado na revista New England Journal of Medicine explica que um estudo com 10 mil pessoas concluiu que valores de HDL acima de 55 mg/dl de sangue diminui em 25% o risco de morte provocada por problemas cardíacos.
Existem remédios para aumentar o HDL?aumentar o hdl
A indústria farmacêutica não é boba e então já trabalhou muito com pesquisas; estão em testes sim remédios capazes de aumentar o hdl, elevando então as taxas do bom colesterol. Um dos remédios mais cobiçados está sendo um comprimido do laboratório Merck, o anacetrapibe, que foi aprovado nos estudos de segurança, conforme publicação da revista médica The New England Journal of Medicine.
Essa nova droga foi ministrada durante seis meses em 1 623 pessoas que tinham problema de coração e sofriam risco de infarto. E os resultados foram fantásticos, pois reduziram o LDL em quase 40%, aumentou o anacetrapibe em 140% para o bem. E o remédio não provoca efeitos colaterais expressivos.
 “Sabemos hoje que diminuir o LDL minimiza a mortalidade.
Precisamos descobrir agora se erguer o HDL também oferece esse resultado”, diz o cardiologista Antonio Casella-Filho, do Incor de São Paulo.
Há gorduras que podem aumentar o HDL?
Dentre as gorduras dos alimentos, as gorduras mono-insaturadas auxiliam no aumento dos níveis do “colesterol bom” e também podem diminuir os níveis de LDL e triglicerídeos.
aumentar hdl
Exemplos de alimentos que possuem gorduras mono-insaturadas:
  • azeite de oliva
  • óleos vegetais
  • amêndoas
  • abacate
Reduzir o nível de Triglicérides ajuda elevar o HDL?
Sim, é outro fator importante de combate, devidamente comprovados por estudos médicos. Pacientes com níveis elevados de triglicérides apresentam geralmente níveis reduzidos de HDL. De forma contrária, se o paciente tiver baixo índice de triglicérides geralmente seu HDL é elevado.
Os níveis de triglicerídeos são considerados normais quando estão abaixo de 150 mg/dL.
Você pode diminuir os níveis de triglicérides da seguinte forma:diminuindo a ingestão de gorduras saturadas;
mantendo uma alimentação balanceada, saudável, com quantidades adequadas de carboidratos e proteínas, além de vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e fibras;
aumentar hdl
  • diminuir a ingestão de açúcar e bebidas alcoólicas;
  • praticar ativida de física regularmente (se possível diariamente);
  • manter um peso saudável;
  • controlar o diabetes;
  • controlar a pressão arterial e
  • ingerir medicamentos prescritos por médico.
Alimentos que podem aumentar o HDL – os ricos em FITOESTERÓIS:
Os fitoesteróis são gorduras existentes nos alimentos de origem vegetal e apresentam estrutura molecular semelhante ao colesterol humano. Estudos realizados nos últimos 20 anos sugerem que a sua ingestão colabora nos índices de colesterol, embora ainda não se saiba exatamente quais são os mecanismos envolvidos neste processo.
A soja é um desses alimentos. Dentre os produtos da soja, merecem destaque:
  • leite de soja
  • chocolate feito com leite de soja
  • queijo tofu ou de soja (substituindo a carne)
  • farinha de soja
  • manteiga de amendoim à base de soja
Mais alimentos ricos em fitoesteróis:
- oléo de canola, de girassol, de milho e de gergelim
- semente de gergelim
- semente de girassol
- amendoim
- ervilhas verdes

Dicas para aumentar os níveis do bom colesterol

Foto: Getty Images

Quem quer ficar coma saúde tinindo não basta ficar atenta as taxas do mal colesterol, também é necessário elevar os níveis do bom colesterol. Para isso, é preciso realizar exercícios aeróbicos regulares, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação, entre outros, de três a quatro vezes por semana, além de gastar cerca de 1,2 mil calorias semanalmente.
A duração do exercício e não a intensidade confere o maior benefício. Se você está acima do peso e em especial tem gordura abdominal, emagrecer também ajudará a elevar os níveis de HDL, o chamado bom colesterol
Deixar o cigarro é fundamental. Quem para de fumar pode aumentar o HDL de 15% a 20%. Adote uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, óleo de oliva e peixes. A ingestão desses alimentos, assim como o consumo menor de carboidratos refinados, está fortemente ligada a altos níveis de HDL. Em casos específicos, o uso de medicamento pode se fazer necessário.Diversos medicamentos podem ajudar a elevar o HDL, mas somente o seu médico está apto a escolher o medicamento ideal a ser utilizado.

Nenhum comentário: