Quem sou eu

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Citronela livra a casa de insetos e aromatiza ambientes

Muito utilizada por empresas na produção de repelentes, a citronela está cada vez mais presente nos lares





 

A citronela, de nome científico Cymbopogon winterianus (Citronela-Java) ou Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), pertence à família das Gramíneas e tem sua origem no sudoeste da Ásia. Parente do capim-limão, é uma planta cultivada em solo fértil e úmido.

A planta contém óleo essencial e é utilizada na fabricação de repelentes contra mosquitos e insetos, que é sua principal qualidade e pela qual é amplamente conhecida no mercado. Seu óleo essencial é rico em geraniol e citronelal, substâncias responsáveis por exalar o perfume.
Reprodução


Algumas empresas brasileiras vêm aproveitando o poder aromático dessa planta e utilizando-a inclusive na produção de cosméticos orgânicos. É o caso da Herbia Cosméticos Naturais e Orgânicos. "Além de ser um ótimo repelente, seu óleo essencial também tem propriedades anti-inflamatórias, fato que nos levou a incluí-la em algumas de nossas formulações cosméticas", explica Rafael Krause, diretor da empresa.

Donas de casa também já descobriram os benefícios proporcionados pela citronela, já que a planta repela também o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue.

Mas, se você quer tirar o máximo da citronela, e obter resultados positivos, anote algumas dicas:

Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia;

As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizando-se o óleo essencial em difusores elétricos;

Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos;
Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas;

Mantenha uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais.

Seguindo essas dicas você pode, de forma ecológica, se prevenir contra mosquitos e insetos e ainda desfrutar de um ambiente aromatizado.

Nenhum comentário: