Quem sou eu

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cuidados com os cabelos tingidos.

Cabelos tingidos? Saiba como manter cor sempre viva   
   
O verão é um dos piores inimigos do cabelo. Não só por que o cloro da piscina e o sal do mar danificam sua estrutura, mas também pela ação do sol. A luz e o calor do astro agem diretamente na coloração dos fios. Quem manter as cores do seu cabelo sempre vivas? Então, confira essas dicas.

A cabeleireira do salão Cor e Cabelo, Luciana Corrêa, afirma que o que mais interfere na coloração dos cabelos é a falta de hidratação. Portanto, o primeiro passo é utilizar shampoos e condicionadores com filtro solar e sem sal. "Os produtos com sal são mais alcalinos, ou seja, limpam profundamente, tirando a oleosidade natural do fio", conta. Isso faz com que os poros capilares abram e o cabelo fica mais vulnerável ao cloro da piscina, ao sal do mar e ao Sol.

Loiros
O proprietário do W Station, Wagner Soares, explica que o clareamento consiste na despigmentação do fio escuro. Sem a cor, o tom de fundo do cabelo é revelado. Pode ser vermelho laranja, mas o mais comum é o amarelo. Logo depois desse processo, o neutralizador é aplicado para tirar o amarelado do fio. No entanto, é necessário que o dono do cabelo mantenha a cor com o uso de shampoos violetas ou cinza-azulado.

Castanhos
Se você acha que seu cabelo está muito escuro, existem formas de clareá-lo naturalmente. Shampoos e condicionadores de camomila ou chá de macela são os mais recomendados. No entanto, Luciana lembra que o processo acontece de forma gradual e só dá bons resultados para quem não tem cabelos muito escuros. "Os produtos naturais podem clarear de um a dois tons aquelas mechas que já são mais claras, dando um aspecto de cabelo com luzes", afirma.

Já Wagner lembra que os cabelos, assim como a pele, também tem melanina, por isso, podem mudar de cor naturalmente. De acordo com ele, os shampoos de camomila manipulados são os que dão melhores resultados. Você pode ainda revezar o uso desse produto com shampoos hidratantes.

Ruivos
Para os ruivos naturais, a dica é manter os fios hidratados sempre para que as pontas não fiquem com tom amarelado. Os cabelos tingidos devem ser lavados com shampoo especiais para cabelos coloridos. A falta de hidratação também pode desbotar a cor.

Wagner conta que, atualmente, com o avanço da tecnologia e o conhecimento dos cabeleireiros, está muito mais fácil manter a coloração. "É possível tratar dos cabelos até na beira do mar", ressalta. Como a ação do Sol ajuda a desbotar o tom dos fios, ele recomenda o uso de cremes sem enxágue, que podem ser usados na praia e na piscina.

Nenhum comentário: