Quem sou eu

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Oito dicas para ter roupas limpas, perfumadas e conservadas

Cuidar da roupa suja tornou-se muito mais fácil com as máquinas de lavar e produtos diversos para limpar, amaciar, manter as cores e tirar manchas das roupas. Mas mesmo com tamanha facilidade, nem sempre é possível lavar as roupas sem cometer pequenos erros que podem comprometer a vida útil das peças.

Por isso,  cuidados com as roupas, sete dicas de como lavar melhor as roupas. “Sabendo usar corretamente os produtos, os resultados são visivelmente melhores e a consumidora não corre o risco de danificar as peças”. Confira as orientações:


1. Separar a roupa corretamente é o primeiro passo e muito importante.

Primeiro, divida as peças de roupas pela cor: faça uma pilha para as brancas, outra para as de cores claras e uma última para as de cores escuras. Em seguida, separe as roupas que desbotam e as que não desbotam e as que soltam tintas. Junte os itens brancos e de cores claras que apresentem o mesmo nível de sujeira em uma mesma pilha. Separe as peças brancas de tecido sintético e lave-as somente com as de tecido branco. Proceda a lavagem das roupas de cada grupo em separado.

2. Quando usar o produto pré-lavagem.

Algumas manchas mais difíceis não são removidas totalmente com a lavagem básica. Por isso, foi desenvolvido o produto Pré-Lavagem, a ser aplicado apenas nas áreas mais sujas do tecido. Aplique-o até que a região fique totalmente úmida. Lembre-se de aplicar nos dois lados da peça, ou seja, no avesso e no direito. Um cuidado importante é não ultrapassar o tempo máximo de uso do produto (cinco minutos) e não expor as roupas com o pré-lavagem à luz solar antes de remover totalmente o produto do tecido.

3. Quando utilizar o tira-manchas.

O tira-mancha foi desenvolvido para remover as sujeiras mais difíceis, como as de gordura, sucos de fruta, suor, café, vinho tinto, molho de tomate e sangue. O produto deve ser diluído em água antes de ser aplicado na roupa. A mistura deve ser descartada depois de diluída, caso não utilize todo o preparo no tecido. É muito importante que o modo de aplicação seja respeitado, para não causar danos às roupas.

4. Como usar o detergente em pó.

É importante seguir as informações de dosagem do detergente em pó, informada pelo fabricante, de acordo com a quantidade de roupas e o nível de sujeira. Se for lavar no tanque, dissolva bem o produto primeiro na água, antes de mergulhar as peças. No caso de máquina de lavar ou tanquinho, confira também o manual do equipamento. Roupas muito sujas podem ficar de molho por até 1 hora no tanque ou conforme o programa de lavagem escolhido na máquina. Nunca aplique o produto diretamente nas roupas secas, pois poderá causar manchamento. Dissolva-o sempre em água.

5. Sabão líquido, fácil e prático de usar.

Muitas donas de casa ainda não se acostumaram com o lava roupas líquido. Mas, existem algumas vantagens em usar esse tipo de produto. O produto dilui facilmente na água, não deixando resíduos na máquina de lavar, além de evitar as temidas bolinhas nas roupas. A embalagem de 1 litro rende mais do que 1kg de detergente em pó. Deve-se utilizar a quantidade indicada na embalagem, para garantir o rendimento e a performance de limpeza.

6. O amaciante é fundamental para prolongar a sensação de roupa limpa.

Este produto proporciona maciez, perfumação e suavidade aos tecidos. Além de reduzir a eletricidade estática, sua formulação facilita o processo de passar as roupas e ajuda a diminuir o aparecimento das bolinhas dos tecidos. Hoje em dia, a versão amaciante concentrado traz mais perfumação em uma opção de embalagem em tamanho menor.  Com uma nova tecnologia de cápsulas perfumadas, o amaciante concentrado prolonga a perfumação das roupas. Isso porque as cápsulas estouram apenas no momento do seu uso, liberando o perfume e trazendo maior sensação de frescor. Além disso, sua embalagem de 500 ml entrega o mesmo rendimento de uma embalagem de 2 litros de amaciante regular e causa menor impacto ao meio ambiente. Deve-se usar apenas meia tampa da garrafa de amaciante concentrado para cada 5 kg de roupa, ao invés de duas tampas do amaciante tradicional (de 2 litros). Lembrando que não é necessário diluir o produto antes de usá-lo. Nunca jogue o amaciante diretamente no tecido, pois isso pode levar ao aparecimento de manchas.

7. Roupas delicadas merecem produtos especiais.

Roupas delicadas, como lingerie, roupas de bebê e peças em tecidos finos (seda e cetim) merecem ser lavados com produtos à base de coco. Eles possuem formulações com ingredientes suaves, que reduzem o risco de alergias, e removem a sujeira sem danificar os tecidos.

8. Guarde com carinho suas roupas.

Para proteger sua roupa do cheirinho de “guardado”, é essencial que as peças fiquem longe de ambientes úmidos. Por isso, “É indicado utilizar um desumidificador. O produto acaba com a umidade do local, eliminando mofo, fungo e odores dos guarda-roupas, gavetas e cômodas.

Nenhum comentário: