Quem sou eu

sábado, 19 de maio de 2012

Conheça os benefícios da beterraba.

Conheça os benefícios da beterraba

 
Conheça os benefícios da beterraba
Muitas pessoas gostam daquele sabor  docinho que a beterraba dá aos pratos, para incluir esse alimento no cardápio das crianças é bastante fácil, pois aquela coloração desperta o interesse dos pequenos e fica mais fácil fazê-los consumir esse incrível alimento vital para a saúde do corpo.
Conheça alguns dos beneficios da beterraba, e passe a incluir esse rico alimento na dieta alimentar da sua família.
A beterraba é fonte de ferro, potássio e ácido fólico, uma substância fundamental para o bem estar e saúde plena de uma gestante e seu bebê durante a gravidez.
Além disso, a beterraba possui poucas calorias em comparação com seus benefícios, ela também é fonte de fibras, que são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino. 
E também é um alimento que aumenta a sensação de saciedade, por ter poucas calorias é ideal para ser incluído no cardápio de quem está de dieta. 
Existem várias receitas light e saborosa que inclui a beterraba como ingrediente principal, como por exemplo, o crepe de beterraba, que é uma ótima opção para aquecer os dias de frio desse inverno e não comprometer a dieta alimentar.

Beterraba - Benefícios para a Saúde 



 
















Vegetal rico em nutrientes

A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se sobressair por ser o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante (alguns pesquisadores dizem que a vitamina C da beterraba só é metabolizada pelo organismo quando consumimos o vegetal cru).
Dentre os benefícios que traz ao organismo, é possível destacar: o combate à anemia, à perda excessiva de líquidos, problemas no baço e fígado, prisão de ventre e outros. Pode ser consumida crua ou cozida, sob a forma de sucos, saladas, bolos, refogados e em omeletes.
Ao comprar beterraba, certifique-se de que a coloração se encontra concentrada e atente-se para o tamanho. Beterrabas médias e pequenas são as ideais. A casca deve estar lisa e as folhas brilhantes.

A Beterraba combate o cancro

O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos.

A Beterraba é rica em fibra

A beterraba é muito baixa em calorias (41 contêm apenas 100g) e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

A Beterraba é rica em vitamina C

A beterraba contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cânceres.

A Beterraba protege o coração

A beterraba pode ajudar na forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, e são um importante factor de risco para doenças cardiovasculares, e seu HDL (colesterol benéfico) o nível aumentou significativamente.

A Beterraba ajuda a combater a inflamação

As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de colina (encontrada na gema de ovo e soja), e seu metabólito betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.
Os marcadores de inflamação crônica tem sido associada a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo e doença de Alzheimer e diabetes tipo-2.
A ingestão diária recomendada de colina foram estabelecidos em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres. No IDI foi definido para betaína, que, uma vez que é um metabólito da colina, não é considerado um nutriente essencial.

A Beterraba protege contra defeitos congénitos

Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato.

INFORMAÇÕES:

A beterraba é uma raiz utilizada na culinária e, principalmente na Europa, para a produção de açúcar.
Possui um formato semelhante a um pião e sua casca é de cor vermelha.
A beterraba possui uma grande quantidade de açúcares.
A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B.
Cada 100 gramas de beterraba possui, em média, 50 calorias.
Os principais sais minerais encontrados neste legume são: fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro.
A safra da beterraba ocorre entre os meses de agosto e fevereiro.
É muito utilizada na culinária para saladas, sucos e sopas.

Suco de beterraba benefícios

Suco de beterraba benefícios
Todos nós gostamos de manter a nossa saúde boa não é mesmo? Isso é algo que pode determinar quanto tempo viveremos e se nos cuidarmos provavelmente vamos ter grandes chances de sermos pessoas que vai viveram um bom tempo, agora se isso não acontecer pode apostar que seus dias serão encurtados e dificilmente poderá reverter essa situação quando estiver idoso. Sabemos que aquilo que ingerimos em nosso dia a dia pode ser fundamental para nos sentirmos bem e mantermos as vitaminas de nosso corpo, por isso temos que nos alimentar bem e ingerir o máximo de vitaminas possíveis e uma das maiores fontes que podemos ter em nossa casa são os sucos, existem milhares de receitas para fazermos em casa e diversas frutas que podem ser batidas no líquidificador e juntas com água ou leite podem trazer os componentes necessários para nossa vida. A beterraba é uma das mais importantes que precisamos ter em casa, pena que ninguém da muita atenção para ela por ser um vegetal e quando falamos em vegetais é difícil que imaginemos um suco feito por eles, mas para mostrar a você o quanto pode ser bom vamos falar um pouco sobre os benefícios que esse vegetal pode nos proporcionar.
Primeiramente para pessoas que praticam exercícios físicos esse vegetal pode ser muito interessante, pois serve para aumentar a resistência e isso vai permitir que os atletas façam as atividades por 16% do tempo a mais, de acordo com estudos feitos pela universidade de Exeter na Grã Bretanha o nitrato de beterraba faz com que o consumo de energia do organismo seja menor, assim com certeza seu tempo de disposição vai ser maior. O teste foi feito em pessoas que praticam exercícios diariamente e primeiro foi feito o teste sem o uso do suco e depois com ele, o atleta teve de pedalar uma bicicleta por um longo período e de acordo com a pesquisa da universidade depois de tomar o suco ele conseguiu concluir o percurso cerca de 2% do tempo a menos do que sem o suco. Muitos dizem que está descoberta vai ajudar a pessoas que tem problemas cardiovasculares e com a beterraba poderão conseguir praticar suas atividades sem medo do coração ter algum problema. Se você é novo ou idoso não importa o ideal é que tenha em sua casa algumas fontes de vitamina como a beterraba, pode ter certeza de que seu rendimento vai melhorar muito tanto em exercícios físicos como mentais. 
A beterraba é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, prteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio,fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.O sódio evita o desperdício de líquidos do organismo, enquanto o potássio confere a necessária potência muscular; o zinco é essencial para a manutenção da tessitura do cérebro; o magnésioé requerido pela estrutura óssea e equilibra as funções dos músculos e dos nervos.
A vitamina C detém um alto potencial antioxidante, mas vários estudiosos afirmam que sua eficácia no organimo humano só é atingida quando a beterraba é consumida no seu estado natural. O açúcar deste vegetal é extraído da sua parte branca, ao passo que a fração consumível está contida na porção avermelhada.
Das folhas da beterraba são elaborados cataplasmas, com o acréscimo de uma pequena quantidade de gordura. Neste formato ela age como uma substância refrigerante nas feridas da epiderme  e em processos inflamatórios em geral. Sob a forma de caldo, resultante da fervura deste vegetal, ela combate pedras localizadas na bexiga; para tanto ele deve ser consumido três vezes ao dia.
Esta planta é muito indicada também para quem apresenta distúrbios no baço, no fígado e no intestino, atuando como laxante. Ela é comestível tanto crua quanto cozida. Gastronomicamente ela é utilizada para a elaboração de sucos, saladas, bolos, refogados e omeletes.
A beterraba em seu estado ideal apresenta cores bem condensadas, casca plana, sem asperezas, a folhagem lustrosa, de preferência no tamanho médio ou pequeno. Desta forma sabe-se que ela é bem recente. Para alcançar um cozimento melhor, é recomendável preservar 3 centímetros do talo e não extrair sua base.
Assim este vegetal conservará sua parte líquida e revelará ao paladar uma impressão mais pronunciada e aos olhos uma aparência mais intensa. Mesclada à laranja na elaboração dos sucos, é particularmente saborosa; também é consumida frita, como se fosse uma batata. Ela pode também ser batida com leite, na forma de vitamina; ou ser misturada com outros legumes na produção de uma sopa. É comum encontrá-la nas saladas.
O melhor período de produção da beterraba é de agosto a fevereiro. Cem gramas desta planta detêm 42 calorias. Suas folhas podem ser consumidas na elaboração de uma espécie particular de verdura; elas oferecem pelo menos 38 calorias. 

Nenhum comentário: