Quem sou eu

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Saiba como prevenir e tratar as assaduras no bebê.

Não se esqueça, o banho de sol pela manhã e sem protetor solar, antes das 10 horas  por 5 minutos também cura a assaduras do seu bebe. Em 2 dias seu bebe não terá mais assaduras.
Faça isso com o bumbum bem limpo .

O sol é maravilhoso na cura de assaduras!





 

Elas incomodam muito os bebês e atormentam os pais. É muito comum as crianças ou os bebês sofrerem com as lesões causadas pela assadura. Esse incômodo consiste numa irritação na pele provocada pelo contato com a urina e fezes que ficam retidas nas fraldas. A assadura deixa a pele avermelhada, inchada e que causa grande desconforto e mal-estar ao bebê.

De acordo com a dermatologista, Vanessa Penteado, da Clínica Médica Pantheon, a demora na troca de fraldas e o uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem o surgimento da dermatite das fraldas. "A umidade da fralda suja favorece a absorção das toxinas irritantes à pele do bebê. Já a fricção ajuda a esfolá-la. A falta de luz solar e o calor contribuem para a proliferação de alguns fungos que também podem provocar assaduras", explica a dermatologista.

Dúvidas comuns

O que é melhor: fralda de pano ou descartável? Usar amido de milho (maizena) ajuda na prevenção? Essas são as maiores dúvidas dos pais quando bebê está com assadura. 

Antes de apelar para atitudes precipitadas, vale lembrar que medidas simples podem contribuir para o desaparecimento da pele avermelhada. 
A primeira prevenção ainda é trocar frequentemente a fralda do seu bebê.

"Não existe uma regra para a troca em relação às assaduras.

Porém, quando a criança atinge dois anos, ela passa a ter hábitos alimentares que podem desencadear a dermatite das fraldas.
O tipo de comida que o bebê consumir pode contribuir para a liberação de substâncias irritantes à pele", alerta a médica.

Quanto ao tipo de fralda a escolha fica por conta dos pais. Apesar do nome "dermatite das fraldas", não são as fraldas que causam as assaduras, ela apenas facilita o surgimento da irritação, pois propicia a oclusão, abafando o local, aumentando a umidade e o calor.

Na verdade, é a ação da urina e das fezes que irrita a pele e provoca a dermatite.

Teoricamente, o melhor é usar fraldas descartáveis.

É indicado o uso de tipos mais absorventes, com maior capacidade de manter seca a pele. 
Mesmo assim, alguns bebês ainda têm assaduras ou alergias a algumas marcas de fraldas descartáveis. 
Por outro lado, as fraldas de pano também têm vantagens, pois permitem que sejam colocadas mais frouxas, resultando em menor oclusão.
Como encharcam facilmente, permitem que o adulto note e providencie a troca. 
Fraldas de pano devem ser lavadas com duplo enxágue, usando sabão neutro (sabão de coco ou glicerina). Fraldas mais antigas devem ser fervidas e podem ser colocadas no molho em água com algumas colheradas de vinagre durante a noite.

Reprodução


Lembre-se também que alguns fatores aumentam o risco de assadura. Antibióticos, desidratação e diarreia, por exemplo, tornam a pele mais vulnerável a assaduras.

Em relação aos lenços umedecidos, os pais devem saber que a pele do bebê é muito sensível a qualquer produto que contenham substâncias químicas ou que possam deixar resíduos na pele. 

Os lenços devem ser usados o mínimo possível. 
A higiene diária do bebê deve ser feita com água morna e algodão. 
Use o sabonete líquido apropriado para a pele do bebê, caso necessário.

"Os cremes preventivos, a base de óxido de zinco são essenciais para prevenir as assaduras. 

Eles funcionam como uma barreira mecânica às substâncias provocadas pela irritação. Toda vez que for possível, procure deixar o seu filho por alguns minutos sem fralda e evite que o seu bebê consuma alimentos com grandes quantidades de ácidos", orienta a dermatologista.

Quando chegar o verão a frequência das trocas de fraldas deve aumentar, pois o bebê precisa de mais líquido e acaba mamando em intervalos menores. O ideal é manter a higiene adequada, com a troca da fralda frequente e usar um antiassaduras.

Qual o tratamento para a assadura?

 
Lembre se que o sol é excelente no tratamento da assadura. 


Com 5 minutos em dois dias apenas ja está curado.

Para o alívio dos pais e das crianças, o melhor tratamento para assadura são os cuidados diários. 

Independente da causa lave bem a região afetada com água morna e sabão neutro ao dar banho no bebê. 
Na hora de colocar a fralda, faça a higiene com 120 ml de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. 
Procure não esfregar com força o algodão, passe levemente para não machucar o bebê. 
Em casos mais graves, procure um médico. 
Somente ele poderá prescrever as pomadas específicas, como as antimicóticas ou recomendar a troca do tipo ou da marca da fralda do seu bebê.

Cuidados diários com o bebê

Conheça algumas dicas para cuidar da pele do seu bebê e evitar a assadura:

Utilize as fraldas de material hipoalergênico e de preferência marcas confiáveis e de qualidade;

Troque a fralda a cada evacuação ou urina;

Mantenha a área genital sempre limpa e seca;

Utilize produtos que formam barreiras protetoras contra assadura;

Não friccione a pele do bebê durante a higienização;

Evite utilizar pós e talcos.

Café da manhã é essencial para aumentar sua produtividade

A refeição mais importante do dia pode influenciar no aprendizado e no bom desempenho profissional





 

Muitas vezes, a grande quantidade de atividades que compõem nossa rotina diária é a responsável pela não inserção de hábitos saudáveis em nosso cotidiano. Dentre essas ações, até o café da manhã, refeição mais importante do dia, acaba sendo esquecida e ficando em segundo plano, atitude que pode refletir diretamente no desempenho apresentado na escola ou no trabalho.

Primeira alimentação após longo período de jejum, o café da manhã é responsável por fornecer energia para as atividades realizadas de forma intensa no período matutino, fornecendo nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Em relação à importância dessa refeição para os pequenos, uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard aponta que crianças que tomam café da manhã tendem a ter mais atenção e atitude positiva em relação à escola. A refeição também pode contribuir para a melhora do raciocínio lógico e da capacidade de recordar e memorizar.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Unopar, Cristina Simões de Carvalho, o jejum prolongado durante o período matutino pode gerar consequências, como dores de cabeça, tonturas, dificuldade de concentração e raciocínio lento, sintomas associados à hipoglicemia.

"Sem o consumo de alimentos e com o gasto energético decorrente das atividades exercidas pela manhã, o organismo passa a mobilizar o glicogênio armazenado no fígado e nos músculos, e depois as próprias proteínas musculares para normalizar a produção de glicose", afirma.
Reprodução


Dessa forma, a falta do café da manhã pode causar perda de massa magra, fraqueza, apatia e cansaço. "É interessante também lembrar que as pessoas que acreditam estar favorecendo a perda de peso excluindo o café da manhã da dieta alimentar estão enganadas.
Ao contrário do que se imagina, essa prática favorece o ganho de peso, pois na tentativa de se adaptar a essa nova situação, o organismo reduz o gasto calórico, tornando o emagrecimento mais lento. 

Além disso, há a sensação de fome maior (maior liberação do hormônio grelina), favorecendo o consumo excessivo de alimento na próxima refeição", completa.

Como as demais refeições do dia, o café da manhã deve ser composto por alimentos que forneçam diferentes nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. 

A professora do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC), Francine Perrone, afirma que o café da manhã ideal deve conter todos os grupos alimentares.

"Carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais precisam fazer parte do cardápio matinal", ressalta. Assim, se torna necessário o consumo de, pelo menos, uma porção de grãos (fonte de carboidratos), uma de leite ou derivados (fonte de proteínas, lipídeos e cálcio) e uma de frutas (fonte de vitaminas, fibras e minerais).

Alguns exemplos de cardápio que atendem essas recomendações são:

pão integral com queijo e suco de frutas; biscoito com requeijão e salada de frutas; ou leite desnatado com café, bolo e fruta.

"A primeira refeição do dia jamais deve ser excluída pelas pessoas que querem ser saudáveis.

Àqueles que têm pouco tempo para o desjejum a recomendação é substituir alimentos que necessitam de preparo prévio por de consumo imediato e fácil disponibilidade, mas que propiciem o atendimento mínimo das necessidades", completa a docente da Unopar, Cristina Simões de Carvalho. Exemplos de alimentos que podem ser inseridos na dieta são: iogurte com granola ou achocolatado com biscoito integral.

Aloé vera (Babosa)para uma pele macia


Aloé vera para uma pele macia

Com a promessa de deixar a pele bonita, produtos de beleza e saúde à base do aloé vera viram mania no Japão

As japonesas são conhecidas pela pele “moti moti” (suave). Esse é o padrão de beleza clássico das japonesas que inclui a pele macia e branca. 
Existem até produtos específicos para clarear a pele. 
Mas como conseguir a tal sensação “moti moti”? Para muitos, o segredo está no aloé vera. 

Fascinado pela planta popularmente conhecida como babosa, o arquipélago desenvolveu uma gama de produtos a preços bastante populares.
O gel da planta atingiu seu auge em meados dos anos 90, substituindo outra febre tropical: a nata de coco. 

Ambos foram aceitos pelos japoneses com muito entusiasmo por se tratarem de produtos que aliam beleza e saúde.
No Brasil, o aloé, a princípio, foi utilizado para problemas de pele como manchas e sardas, picadas de inseto, espinhas, alergias, queimaduras e cicatrização.
Das indústrias farmacêuticas às prateleiras das perfumarias foi um pulo. 
Em pouco tempo as grandes marcas de cosméticos descobriram que a planta, de aspecto pouco atraente - ela é pontiaguda e tem uns espinhos em seu contorno, além de produzir um líquido gosmento -, é uma arma poderosa para hidratar e manter a beleza da pele.

As japonesas têm à disposição cremes, sabonetes, xampus, máscaras, além de iogurte, espécie de mingau para crianças, geléia e balas com o produto.
Hoje, o aloé é bastante difundido, tanto que pode ser encontrado com facilidade nas lojas e nos banheiros das japonesas mais vaidosas.

Conheça os tipos de produto em que a “babosa” está presente:“Uruoi”, que significa “hidratação”, é o nome do sabonete da Coral Vegetable (foto ao lado), que tem uma linha completa à base de Aloe. Entre cremes e suprimentos alimentares, a substância garante uma pele macia e sem oleosidade.

Grandes marcas como Shiseido também aderiram às vantagens do aloé vera.
O “Night Charge” é uma máscara estética aplicada enquanto a usuária dorme. Sua função é “recarregar” a pele danificada pelas ações do dia-a-dia.
Nada como acordar com o rosto renovado.

O iogurte de aloé da Morinaga proporciona a “beleza interior”, literalmente. Segundo a fabricante, colheradas diárias do alimento fazem com que seu sistema digestivo funcione com mais harmonia, o que conseqüentemente reflete na beleza exterior. 
Ah, para os curiosos - a babosa não tem gosto de nada, porém é muito amarga.

Massagem facial japonesa

Massagem facial japonesa promete levantar a expressão e amenizar rugas

Os movimentos são rápidos e leves. As sensações são diferentes das experimentadas em outras massagens. E o resultado final combina o relaxamento com uma aparência rejuvenescida da pele.
O "kobido" (termo que significa a busca pela beleza interior) é uma massagem japonesa feita nos ombros, no pescoço e, principalmente, no rosto. Diz a lenda que, no Japão imperial, era destinada apenas a membros da nobreza. Na década de 1980, o massoterapeuta japonês Shogo Mochizuki trouxe a técnica para o Ocidente e ensinou terapeutas de várias partes do mundo, tornando o método disponível aos plebeus.
A geóloga brasileira Daniela Garroux, 36, conheceu a técnica na Alemanha com um professor que estudou com Mochizuki. Apesar da formação em geologia, ela é versada em massagens e práticas meditativas, habilidades adquiridas nos oito anos em que morou na Índia.

Saiba como é feita a massagem kobido


A massagem começa na região dos ombros e do pescoço
"Resolvi fazer o curso quando vi uma amiga que fez a massagem e estava com o rosto rejuvenescido. O "kobido" tira rugas de expressão causadas por tensões. É um 'lifting' natural", diz. 

Mas o que mais atrai a geóloga é a capacidade dessa massagem fazer com que a pessoa entre em estado meditativo. "A sessão leva a um relaxamento profundo, a maioria das pessoas 'viaja'." 

O que surpreende é chegar a esse estado com massagens que se restringem a uma pequena parte do corpo. 
"É um trabalho diferente de outros que conheço.
Os movimentos são únicos e não buscam a musculatura profunda.
O estímulo é no sistema nervoso periférico", diz a terapeuta corporal Loua Unger, do WSpa, no Rio de Janeiro.
Só no rosto são feitos 53 movimentos. "São manobras precisas, tem que ter destreza para aplicá-las", afirma a psicóloga e consultora de spas Vania Emiliozzi, que deu um curso de "kobido" para profissionais de estética. 

EFEITO CINDERELA
O uso estético é o maior chamariz da técnica. "O 'kobido' estimula a circulação do sangue e a oxigenação. Tem 'efeito Cinderela': deixa a pele mais lisa e brilhante na hora", diz Cristina Petersen, professora de estética no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto.
A promessa de rejuvenescimento sem agulhas atrai clientes. "Tenho a pele madura, fico procurando novos tratamentos. Estou na terceira sessão e acho que meu rosto está mais nutrido, mais firme", diz a artista plástica Leda Rodrigues Ramos, 65.
A fisioterapeuta Eva Wilma Almeida, 30, nunca tinha feito massagem facial. "Quando a gente chega aos 30, passa a querer manter a pele jovem. É melhor começar com algo não invasivo", diz.
A massagem é feita com percussões de dedos e deslizamentos. "Também estimula pontos do rosto ligados a meridianos da acupuntura", diz a esteticista Blanch Marie.
Para o efeito lifting, Blanch recomenda que sejam feitas dez sessões, uma ou duas vezes por semana. 

Famosa esteticista japonesa dá dicas de cuidado com o rosto

Chizu Saeko, com 40 anos de experiência em estética facial, afirma que japonesas desperdiçam dinheiro com produtos de beleza muito caros

Chizu Saeki não esconde rugas e diz que a pele deve envelhecer naturalmente
Chizu Saeki não esconde rugas e diz que a pele deve envelhecer naturalmente
Mulheres japonesas gastam muito com cosméticos de marcas caras sem saber que antes de sair aplicando quilos e quilos de creme no rosto é preciso conhecer a própria pele.
Essa é o opinião de Chizu Saeki, experiente esteticista japonesa de 66 anos, que não tem vergonha de suas rugas e aconselha as mulheres a cuidarem da pele com naturalidade.
Chizu Saeki aconselha as mulheres a conhecerem com as mãos a própria pele; massagem facial é uma das dicas 
Chizu Saeki aconselha as mulheres a conhecerem com as mãos a própria pele; massagem facial é uma das dicasAutora do livro recém-lançado The Japanese Skincare Revolution, Saeki acha que as mulheres japonesas, conhecidas por cultuarem um rosto extremamente branco, desperdiçam dinheiro com cosméticos de grife. “Não pense que usar cosméticos, simplesmente, vai te deixar mais bonita, seja responsável pelo seu rosto e use suas mãos para cuidar dele”, disse ao site Talking Make Up.
O livro, escrito em inglês, traz técnicas de massagem facial, dicas de cuidados diários com a pele, prevenção e cura para alguns problemas cutâneos e cuidados específicos para cada tipo de pele. “O rosto é uma prova do coração. Quando eu olho o rosto de uma pessoa, eu sei tudo sobre ela”, disse a esteticista a Reuters.
Saeki, que atua há 40 anos na indústria da beleza, já trabalhou em empresas como a Dior e a Guerlain.
Em 2003, a esteticista abriu seu próprio salão. Lá os tratamentos custam de 31 mil a 48,3 mil ienes, algo em torno de R$679 a R$1058.
Confira a seguir os cuidados que Saeko indica para quem quer ter uma pele bonita e saudável:
1.
Conheça muito bem a sua pele
2.
Cuide da pele
3.
Deseje ser bonita (o)
4.
Use suas mãos para tocar, massagear e conservar a pele facial com cosméticos
5.
Remova sempre a maquiagem
6.
Aplique máscaras de hidratação na pele, frequentemente
7.
Use serum, uma terapia antioxidante para a pele, que age para combater os sinais físicos do envelhecimento
8.
Proteja a pele com cremes
9.
Proteja a pele no decorrer dos anos


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Amendoim é um aliado para baixar o colesterol ruim.

Consumo de amendoim ajuda a baixar o nível do colesterol
O alimento tem grande quantidade de proteínas vegetais, é rico em fitoesteróis e também auxilia no controle do peso






O consumo de amendoim no Brasil tem se diversificado nos últimos anos, principalmente devido aos seus benefícios alimentares. Atualmente, é usado em biscoitos, doces, sorvetes e snacks. Como lanche rápido, acompanha o brasileiro em estádios, shows, reuniões e voos nacionais. Pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), revela que 66% da população brasileira tem o hábito de consumi-lo.

O amendoim tem grande quantidade de proteínas vegetais – de 25% a 30% de sua composição – e é rico em fitoesteróis, um tipo de gordura presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, reconhecida desde a década de 50 por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue. Ela auxilia, ainda, no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue.

Quando consumido na quantidade certa (recomenda-se 30g por dia) e em lanches intermediários, o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas, o que inibe a ingestão de lanches mais calóricos. Ou seja, além de não engordar, ajuda no processo de reeducação alimentar.

Novas pesquisas têm demonstrado que os fitoesteróis possuem efeito anticancerígeno, com atuação no organismo em diferentes frentes: inibindo a proliferação celular, estimulando a morte de tumores e modificando alguns dos hormônios que levam ao crescimento destes.

Estudo publicado no The Journal of Nutrition, em 2008, revelou que um grupo de pessoas que consumiu amendoim diariamente apresentou 33% menos incidência de tumores. O Estado de São Paulo é responsável por 80% da produção nacional de amendoim, sendo a Santa Helena, situada em Ribeirão Preto, a maior empresa fabricante de confeitos à base de amendoim. Inclusive, foi uma das primeiras do setor de amendoim a obter o selo de qualidade Pró-Amendoim, da ABICAB, que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa.

Reprodução


A presença do selo nas embalagens é mais uma confirmação da qualidade da marca, conquistada nestes 70 anos de presença no mercado brasileiro. As análises dos produtos são realizadas pela SGS do Brasil, empresa suíça de renome internacional, contratada pela ABICAB para emitir a certificação do Pró-Amendoim.

Para manter esse reconhecimento internacional, a empresa investe constantemente em profissionais altamente capacitados, matérias-primas selecionadas e em melhorias nos processos de instalação e tecnologia de suas unidades. Toda a preocupação da Santa Helena com seus produtos vem garantindo o reconhecimento e a admiração dos consumidores.

"A composição do amendoim é rica em ácidos graxos insaturados, benéficos à saúde, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, minerais, vitaminas e antioxidantes. Por isso, é um grande aliado da nutrição humana", afirma o gerente de produtos da Santa Helena, João Lise.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Helioterapia. Sol e vitamina D: fontes de longevidade


Pesquisas em todo o mundo mostram a importância do Sol

para a produção da vitamina D

 Chegar bem cedo à praia, deitar na areia e tomar sol até a pele ficar bronzeada é costume de muitos brasileiros. Apesar dos alertas dos dermatologistas de que o excesso de exposição à radiação ultravioleta (UV) causa câncer de pele, o fato é que, para muitos pesquisadores, a sua quase ou total anulação também pode acarretar riscos.
Esse lema é defendido pelo médico John Cannel, presidente do Conselho da Vitamina D, organização americana sem fins lucrativos que tem por objetivo extinguir o déficit do nutriente nas pessoas. Cannel revela que “tomar sol é imprescindível para a produção de vitamina D, elemento essencial para fortalecer o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento do organismo”.

Quinze minutos de exposição é o bastante para uma vida saudável
Impulsionado em divulgar os benefícios da substância e recentes descobertas no tratamento e prevenção de doenças, Cannel tem feito palestras em todo o mundo alertando sobre a importância da vitamina D para o bem estar das pessoas. “Constatei que a pele produz aproximadamente 20 mil unidades internacionais (UI) de vitamina D em resposta a vinte ou trinta minutos de exposição solar, um número cem vezes superior ao recomendado pelo governo dos Estados Unidos, que é 200 UI por dia”. Esta descoberta mudou a minha vida”.


Recomendações – Não faltam publicações enaltecendo o poder terapêutico da substância. Na última reunião da Academia Americana de Pediatria, em outubro do ano passado, em Boston, instituiu-se, com base em recentes pesquisas, a nova recomendação para a dose diária da vitamina D em bebês. O valor subiu de 200 UI para 400 UI em crianças de qualquer latitude e cor de pele.

O Canadá já havia feito esta mesma prescrição, anteriormente. Estudos realizados pelo Instituto de Investigação do Câncer, em Oslo, na Noruega, concluíram que tomar sol com moderação pode trazer mais benefícios do que riscos. Esta pesquisa também constatou que, em países próximos do Equador, como Brasil e Austrália, as pessoas produzem 3,4 vezes mais vitamina D do que quem vive na Grã-Bretanha, e 4,8 vezes mais do que na Escandinávia.


É de que a falta de vitamina D pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Este estudo associou baixos níveis da vitamina a fatores de risco como hipertensão, obesidade e diabetes.

Munido dessas e de outras pesquisas divulgadas por renomados centros de pesquisas, John Cannell, que é uma das mais importantes lideranças dentro do debate internacional sobre a vitamina D, alerta para a relação entre os baixos índices da substância a males como o mal de Parkinson, autismo, doenças auto-imunes e diferentes tipos de câncer como o de mama, colo de útero e próstata, dentre outros.

“Os estudos indicam que ao evitar se expor à radiação solar com frequência, a pessoa precisa ingerir cerca de 5 mil UI de vitamina D por dia”, diz. Só para ter ideia do que esta quantidade significa, seria necessário beber cinquenta copos de leite ou tomar dez tabletes de multi vitaminas para atingir esta prescrição. 
Nada disto é aconselhável”. No entanto, o médico alerta para o excesso da ingestão da substância: “Algo acima de 20 mil UI pode se tornar prejudicial à saúde”.

Quando perguntado sobre a recomendação de exposição solar para pessoas que moram em cidades como Salvador, onde a incidência de raios UV e UVB é alta durante todos os dias do ano, o médico americano disse: “Bastam apenas quinze minutos. Metade de costas e metade de frente”.

OMS – Diante das calorosas discussões entre pesquisadores sobre os benefícios e males da exposição à radiação ultravioleta, um relatório da Organização Mundial de Saúde, publicado em 2006, define algumas considerações importantes. O documento diz que entre as medidas de precaução recomendadas está a limitação do tempo da exposição ao Sol nos horários em que os raios ultravioletas são mais intensos. Outras observações são o aproveitamento dos espaços sob a sombra e o uso de protetor solar com fator de proteção acima de 15.

A notificação desaprova o bronzeamento artificial, e sugere que seja proibido para menores de 18 anos. Além disso, a OMS recomenda a procura de um médico para avaliar a saúde do paciente. Quinze minutos de exposição solar é o bastante para uma vida saudável.

As melhores fontes de vitamina D


Sabia que estudos sugerem que a falta de vitamina D pode contribuir para um maior risco de uma série de doenças?

A deficiência de vitamina D tem sido associada à pressão arterial elevada, problemas de insulina, o risco de diabetes, risco aumentado de ataque cardíaco, obesidade e muito mais.
As doenças por deficiência de vitamina D são o raquitismo e osteomalácia. Em crianças, a deficiência de vitamina D provoca o raquitismo. Em adultos, a deficiência de vitamina D pode levar à osteomalacia.

A deficiência de vitamina D pode ocorrer quando:
  • A ingestão dietética de vitamina D é inadequada,
  • Quando há uma exposição limitada à luz solar,
  • Quando o rim não pode converter vitamina D em sua forma ativa,
  • Ou quando alguém não pode absorver a vitamina D a partir do trato gastrointestinal.
Além disso, um estudo norueguês descobriu que altos níveis de vitamina D estão associados com uma diminuição global da taxa de mortalidade total.
As melhores fontes de vitamina D

A melhor e maior fonte de vitamina d é a luz do sol, mas a vitamina D também pode ser encontrada num pequeno número de alimentos.
Fontes naturais de vitamina D
Alimentos, (Unidades Internacionais)



  1. Óleo de fígado de bacalhau (1.360 UI)
  2. Salmão (360 UI)
  3. Cavala (345 UI)
  4. Sardinhas de conserva sem o óleo (270 UI)
  5. Atum (200 UI)
  6. Enguia (200 UI)
  7. Camarão (162 UI)
  8. Leite desnatado (98 UI)
  9. Margarina (60 UI)
  10. Barra de cereais (50 UI)
  11. Pudim (50 UI)
  12. Cereais secos (40-50 UI)
  13. Fígado, carne, cozido (30 UI)
  14. Ovo inteiro (25 UI)
  15. Fígado Bovino (15 UI)
  16. Queijo Suíço (12 UI)
Principais fontes de vitamina d
O sol é a nossa principal e mais poderosa fonte de vitamina D, que é produzida na pele em resposta aos raios UVB. Cerca de 20 minutos de exposição sem proteção no verão, com um índice de UV, de 7 ou superior, faz 10.000 unidades internacionais (UI), nada tem mais vitamina D que o sol.
Mas os estudos ainda não determinaram a quantidade de luz solar necessária para produzir uma quantidade adequada de vitamina D na prevenção de doenças. E esse valor, provavelmente, varia de pessoa para pessoa.
“Uma pele mais escura é menos capaz de produzir vitamina D do que pele mais clara. A idade desacelera também a produção. “
Estes resultados da investigação não significa que todos nós devemos começar a adorar o sol, tendo em conta os riscos que vêm com as queimaduras solares e os pontos de interrogação em torno da ciência.
Dose diária recomendada de vitamina D
Idade Crianças Homens Mulheres Gravidez Lactação
0 aos 13 anos 200 UI - - - -
14 a 18 anos 200 UI 200 UI 200 UI 200 UI 200 UI
19 a 50 anos - 200 UI 200 UI 200 UI 200 UI
51 a 70 anos - 400 UI 400 UI - -
+ 71 anos - 600 UI 600 UI - -
De acordo com o Institute of Medicine, a maior parte das pessoas estão abaixo das recomendações atuais.

Onde encontrar Vitamina D


A vitamina D é ativada pela exposição solar, 20 minutos por semana de sol sem o uso de protetor solar em horários seguros como antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde é o suficiente para que a vitamina D seja ativada e faça com que o cálcio fortaleça os ossos. Mas além de sol é importante comer alimentos como 

  • Leite e seus derivados,
  • Óleo de fígado de bacalhau,
  • Arenque, salmão, sardinha e camarão,
  • Gema de ovo,
  • Queijo cheddar
A suplementação de vitamina D pode ser prescrita pelo pediatra  para bebês de até 1 ano de idade. Nos adultos só deve ser feita mediante orientação médica, pois o consumo em excesso desta vitamina é tóxica para o organismo e pode causar problemas como falta de apetite, fraqueza e nervosismo.
A vitamina D é naturalmente produzida pelo organismo, quando há exposição da pele à luz solar. Basta 20 minutos por semana sem o uso de protetor solar para que não seja preciso a toma de suplementação de vitamina D.
Crianças e adultos devem ingerir cerca de 5 microgramas de vitamina D por dia e idosos, o dobro desta quantidade, especialmente em países ou regiões com invernos muito rigorosos ou sob recomendação médica
O consumo de vitamina D é importante para a formação dos ossos, e nos adultos a vitamina D protege o coração e os vasos sanguíneos dos efeitos da arteriosclerose, melhora a memória, estimula a produção de insulina e ameniza os sintomas da TPM.

Para que serve a vitamina D.


A vitamina D possui diversas funções e é de grande importância para o organismo. A vitamina D serve para:

  • facilitar a absorção do cálcio e do fósforo no organismo;
  • fortalecer os ossos e dentes tornando-os mais saudáveis;
  • aumentar a força muscular;
  • diminuir o risco de diabetes tipo 1;
  • melhorar o equilíbrio e
  • ajudar a emagrecer.
Mas para conseguir alcançar estes objetivos deve-se consumir regularmente alimentos ricos em vitamina D e expor-se diariamente ao sol, no início da manhã e no final da tarde, por pelo menos 15 minutos.
O consumo de alimentos fonte de vitamina D é importante mas é de suma importância que o indivíduo exponha-se ao sol. Pois os alimentos não contém a vitamina D propriamente dita, mas um precursor da vitamina D e somente ao expor-se ao sol, é que a pele pode transformá-la na verdadeira vitamina D.

Onde encontrar a vitamina D

Pode-se encontrar a vitamina D em alimentos como peixes e frutos do mar. Embora ela também possa ser encontrada na gema do ovo e nos alimentos enriquecidos com vitamina D como nas manteigas e iogurtes. Confira aqui uma lista de alimentos ricos em vitamina D.
Como a suplementação de vitamina D é um assunto controverso, não é recomendado tomar nenhum medicamento que contenha a vitamina D pura, sem a orientação do médico para evitar os efeitos nocivos que o excesso de vitamina D pode causar como o aumento do risco das doenças cardíacas e renais, por exemplo.

Alimentos fonte de Vitamina D

-As principais  fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar como o salmão, o carapau ou os mariscos. Os cogumelos quando expostos à luz ultravioleta também aumentam a quantidade de vitamina D. Outros alimentos fontes de vitamina D são:
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Atum enlatado em água;
  • Sardinhas enlatadas em óleo;
  • Leite, iogurte e queijos;
  • Carne ou fígado de vitela;
  • Gema de ovo e
  • Alguns cereais enriquecidos
Poucos alimentos contêm vitamina D naturalmente, mas existe a opção de se consumir alimentos enriquecidos com a vitamina D como podemos facilmente encontrar nas manteigas, margarinas e nos iogurtes, por exemplo.

Funções e importância da vitamina D

A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas. Por isso, ter boas quantidade de vitamina D no sangue é de suma importância para a saúde. A vitamina D ainda:
  • ajuda a emagrecer;
  • ajuda no crescimento;
  • fortalece dentes e ossos;
  • ajuda na hipertrofia;
  • diminui a acne e
  • melhora a fertilidade.
A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol, sem usar nenhum tipo de protetor solar. Essa exposição deve ser diária, e deve ocorrer no início da manhã, antes das 10 horas ou no final da tarde, após as 16 horas, para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.
Mas para garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo o indivíduo deve consumir alimentos ricos em vitamina D com frequência.

Doenças causadas pela falta de vitamina D

As doenças causadas pela falta de vitamina D no organismo podem ser:
  • raquitismo;
  • osteomalácica;
  • osteoporose;
  • alterações ósseas importantes como baixa estatura e pernas tortas;
  • fragilidade dentária.

Quando tomar a vitamina D pura

Só deve-se tomar a vitamina D pura quando o médico orientar. Geralmente há indicação para suplementação de vitamina D quando o indivíduo possui carência vitamina D no sangue, ou como forma de prevenção, como ocorre em locais muito frios, onde a exposição solar é mais difícil.

Efeitos nocivos do excesso de vitamina D

Os efeitos nocivos relacionados ao excesso de vitamina D no organismo são o aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode gerar doenças renais, gota e até mesmo cardíacas.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Milho e atividade física são bases para uma vida saudável

Ponha mais saúde em sua vida, acrescentando derivados de milho a seu cardápio. 
A recomendação é de médicos, nutricionistas e especialistas em bem estar e qualidade de vida que destacam as propriedades deste cereal, nativo das Américas.

"De fato, o milho é um alimento bastante completo. É rico em carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B e aminoácidos. Além disso, sua casca carrega grande quantidade de fibras. Ou seja, é excelente que faça parte da alimentação das pessoas, inclusive para os praticantes de atividade física". A opinião é do professor de Educação Física e consultor de qualidade de vida e bem-estar, Marcio Atalla.

Para reforçar esta recomendação, a Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho), entidade que representa as principais empresas  de processamento do cereal no País, está desenvolvendo uma campanha de divulgação para estimular o consumo de milho. O objetivo é difundir os atributos do consumo de derivados do grão, que pode prevenir doenças, corrigir deficiências, além de ser uma excelente fonte de fibras e energia. Até porque, a média de seu consumo per capita no Brasil, em torno dos 18 quilos/habitante/ano, ainda é muito pequeno. Trata-se de uma média muito aquém da registrada por outros países de condições socioeconômicas similares, como o México, por exemplo, cujo consumo per capita é de 63 quilos/habitante/ano.

Para Marcio Atalla, que ficou conhecido do público pela sua participação no quadro "Medida Certa", do programa Fantástico, da TV Globo, existe forte correlação importante entre uma alimentação saudável, associada à prática de exercícios. "Sem dúvida, é importante criar o hábito de uma dieta equilibrada e diversificada, rica nos mais diversos nutrientes, e que permita às pessoas terem prazer ao se alimentar. Nessa alimentação não pode faltar nenhum dos três macronutrientes, que são o carboidrato, a proteína, e os lipídeos, respeitando as necessidades que nosso corpo tem de cada um deles", salienta Marcio Atalla.

Para o especialista em saúde que também é colunista da Revista Época, a escolha de boas fontes desses nutrientes é fator crucial para determinar qual o tipo de alimentação a pessoa vai ter, sendo uma questão simples, mas importante sobre as boas escolhas à mesa. 

"É simples, basta se perguntar: na hora do café da manhã vou comer croissant ou pão integral?  É fundamental, por exemplo, enriquecer com fibras e os mais diversos minerais e vitaminas presentes nas frutas e legumes, a alimentação do dia a dia", explica.

Somente a associação de uma dieta alimentar equilibrada associada com a prática de exercícios físicos adequados é que se consegue atingir qualidade de vida e saúde. "Com esta estratégia, podemos prevenir uma série de complicações, como diabetes, hipertensão, alterações de colesterol, e outras, além de promover boa disposição para a prática regular de atividade física", acrescenta o educador físico e especialista em saúde e bem-estar.

Atualmente divulga-se muito o consumo de alimentos funcionais e focados na saúde (com pouca gordura, sódio etc), sendo que as qualidades energéticas e de fibras do milho o colocam na base da pirâmide alimentar.

O milho pode contribuir para uma vida mais saudável às pessoas que queiram iniciar um programa de bons hábitos com a prática regular de exercícios e esportes. Por se tratar de uma rica fonte de energia, o cereal pode ser importante aliado em programas de preparação física, exercícios aeróbicos, dentre outras modalidades de atividade.

"Acreditamos que é importante o consumo de alimentos diversificados, pois aumentam a variedade de nutrientes, vitaminas e minerais que vamos dar ao nosso corpo. Por isso, a alimentação deve ser sempre variada e rica. O milho, sem dúvida, deve integrar esse cardápio, mas não podemos esquecer todos os outros grãos e seus valores nutricionais", 

Osteoporose.

Mais da metade das mulheres não previnem a osteoporose
Brasileiras desconhecem necessidade diária de cálcio.



Veja logo abaixo os alimentos que ajudam na prevenção da osteoporose.

Mulheres desconhecem necessidade diária de cálcio; seis em cada dez brasileiras acreditam que apenas um copo de leite por dia é suficiente para prevenir a doença.

Seis em cada dez brasileiras acreditam que apenas um copo de leite por dia é suficiente para prevenir a osteoporose, aponta pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Avalição Óssea e Osteometabolismo (Abrasso).
Mas a quantidade necessária de consumo de leite e derivados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é maior: tem que ser pelo menos três porções diárias.

Mas além de tomar e comer alimentos que contem cálcio, é preciso tomar sol para fixar esse cálcio nos ossos.


O levantamento da Abrasso, que avalia o nível de informação da população sobre a doença, mostra que houve avanço no conhecimento sobre a osteoporose, mas as medidas de prevenção ainda não são adotadas como deveriam.

"Na comparação com uma pesquisa feita em 2007, o grau de consciência aumentou muito, considerando que apenas 30% conheciam a doença e as medidas de prevenção. Agora, 60% sabem do que se trata e como prevenir, mas isso ainda não foi transformado em atitudes", avalia o diretor da Abrasso, Marcelo Pinheiro. Para essa pesquisa, encomendada ao Ibope, foram entrevistadas 2 mil pessoas em todas as regiões metropolitanas do país.

O estudo mostra que menos de 20% das mulheres com mais de 45 anos consomem as três porções de leite e derivados recomendadas diariamente. Entre as que têm menos de 45 anos, o percentual não chega a 10%. O cálcio presente nesses alimentos previne a perda de massa óssea que caracteriza a osteoporose, conhecida como doença dos ossos porosos.

A aposentada Lucy Caldonazzi, de 90 anos, convive há 17 anos com a doença e, só depois do diagnóstico, passou a se preocupar com um consumo adequado de produtos que contêm cálcio. "Agora, como bastante leite, queijo e iogurte", disse.

Lucy conta que, apesar de ter trabalhado como massagista com especialidade em coluna, nunca atentou para os cuidados com os ossos na juventude. "Fazia atividade física quando dava", destaca como uma das medida que poderiam ter ajudado a prevenir a osteoporose. Dentre as entrevistadas pela pesquisa, 72% das que têm mais de 45 anos são sedentárias.

A pesquisa da Abrasso aponta que 70% das mulheres com mais de 45 anos desconhecem a necessidade de que a prevenção tenha início na infância. "Essa ação deveria ser pensada como política pública para ampliar a prevenção à doença, tendo em vista que hábitos adquiridos na infância costumam ser adotados por toda a vida", defende Marcelo Pinheiro. Ele explica que o pico ósseo ocorre por volta dos 30 anos, quando, a partir de então, há uma perda óssea natural.

Outro resultado que preocupa os especialistas é que quase a totalidade das entrevistadas, 96%, associa a doença à dor, fazendo com que muitas dessas mulheres façam exames diagnósticos tardiamente. "É uma doença silenciosa. Muitas vezes, ela só é identificada com a primeira fratura", explica Marcelo Pinheiro.

Apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos lembram de ter feito o exame de densitometria óssea (aparelho que diagnostica a doença) alguma vez na vida. A maior parte dessas mulheres (89%) também não relaciona a menopausa como fator de risco para a osteoporose.

Lucy, por exemplo, descobriu a doença quando cumpria exames de rotina. "O médico olhou para as minhas mãos e viu que elas estavam tortas. Como eu não sentia dor, não sabia do que se tratava", relembra. No caso da aposentada , as fraturas vieram depois do diagnóstico. Foram pelo menos sete desde então. "Os remédios não tiveram muito efeito, mas poderia estar pior se não fizesse o tratamento. Estou em um nível avançado, mas não sinto dor normalmente. A única coisa que faço é andar com muita cautela", explica.

De acordo com a Internacional Osteoporosis Foudation (IOF), as fraturas em decorrência da osteoporose devem crescer 32% até 2050, considerando o processo de envelhecimento da população brasileira. Para Pinheiro, esse dado ganha destaque ainda maior diante dos resultados da pesquisa da Abrasso, tendo em vista que as medidas de prevenção ainda não são adotadas de forma generalizada pela população. "Se a gente não tomar uma atitude, esse quadro pode ser ainda mais grave", destaca.

Dentre as medidas que seriam necessárias, ele aponta a ampliação do acesso ao exame de densitometria óssea e uma melhor qualificação dos médicos para o diagnóstico precoce da doença. Outro levantamento da Abrasso mostra que dos 1.717 equipamentos para o exame em funcionamento atualmente, apenas 367 estão Sistema Único de Saúde (SUS). Também há grande disparidade do ponto de vista regional, já que a maior parte dos aparelhos, 1.222 do total, está localizada nas regiões Sul e Sudeste.



Conheça agora como prevenir a osteoporose por meio de alguns alimentos que poderão lhe ajudar no fortalecimento dos seus ossos:

- Soja: riquíssimo numa substância chamada isoflavona, com estrutura muito parecida com o hormônio feminino estrógeno, que, em consequência ajuda os ossos a absorver minerais como o cálcio, por exemplo. O soja, assim como seus derivados, é altamente recomendado para as mulheres que entraram na menopausa e que já reduziram sua produção de estrógeno, protetor natural contra a osteoporose.

- Vegetais folhosos: principalmente os de cor verde, como brócolis, couve, couve-flor, espinafre e agrião, são ricos em cálcio e vitamina D. Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, descobriram que a ingestão de grandes quantidades desses vegetais ajuda a aumentar a densidade óssea em até 3%.

- Leite: se você não tem intolerância à lactose, este é um dos principais alimentos para fortalecer os ossos. O Ministério da Saúde aconselha que adultos com menos de 50 anos de ambos os sexos consumam 1000 mg de cálcio por dia, enquanto que aqueles que têm mais de 50 precisam de 1200 mg. Um copo de 250 ml de leite tem 300 mg de cálcio.

- Derivados do leite: se você não gosta de leite, o iogurte pode ser uma boa opção. Possui quase a mesma quantidade de cálcio que o leite e alguns ainda são enriquecidos com vitamina D, nutriente fundamental para prevenir a perda de cálcio dos ossos. O queijo também é uma ótima alternativa e existem versões livres de lactose se você tem intolerância.

- Sardinha: contém altas doses de cálcio e vitamina D. Um prato com três sardinhas é tão ou mais benéfico para os ossos do que um copo de leite ou de iogurte.

- Salmão, atum e truta: estas espécies de peixe têm a melhor combinação para manter a saúde dos ossos: vitamina D, cálcio e ômega-3. Com uma alimentação rica nesses nutrientes e o costume de fazer exercícios, fica muito difícil perder massa óssea.

- Nozes, castanhas, amêndoas, pistache e amendoim: riquíssimas em ômega-3 e cálcio. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, o ômega-3 encontrado nestas oleaginosas pode ter efeitos protetores sobre a saúde dos ossos.

- Linhaça: o consumo de sal de cozinha em excesso pode disparar a perda de cálcio dos ossos. O consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar o excesso de sódio, podendo proteger os ossos da perda de cálcio. Além disso, é uma ótima fonte de ômega-3.

- Tomate: rico em minerais como magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, participantes importantes na formação dos ossos. Também possui vitaminas A, C e licopeno, substância que dá a coloração vermelha ao tomate e que previne contra vários tipos de câncer.
Esperamos que ache útil esta lista de alimentos que poderão lhe aproveiter vários benefícios à sua saúde, como prevenir osteoporose.

Conheça alimentos que são anti-inflamatórios naturais



Muitas alimentos têm funções que vão além da nutrição e podem tornar-se aliados na batalha contra doenças inflamatórias. 
Isso ocorre porque o controle da inflamação é feito pelo corpo através de hormônios que a intensificam ou a diminuem a fim de permitir que o processo inflamatório ocorra quando realmente necessário, seja para reparar uma lesão ou para proteger contra uma infecção. Como os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, logo, podem ativar ou inibir uma ação inflamatória.

Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios pode prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo.

Entre os alimentos com maior ação anti-inflamatória se destacam os ácidos graxos ômega-3, encontrados no azeite de oliva extravirgem e peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). 
No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem as inflamações.

Chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva são alimentos com substâncias bioativas que têm ação na modulação do processo inflamatório e são antioxidantes.

"Algumas inflamações podem oxidar as células que constituem as paredes do vaso sanguíneo. No entanto, os alimentos antioxidantes podem ajudar a evitar estas lesões", alerta a nutricionista Roseli Rossi.

Reprodução


A inflamação, muitas vezes, pode aumentar o risco de desencadear certas doenças, como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, Alzheimer, alergias e artrite.

Para se alcançar o efeito de anular alterações no sistema imunológico, o cardápio de alimentos antiinflamatório deve ser composto de cereais integrais com baixo ou moderado Índice glicêmico (IG) e, consequentemente, baixa carga glicêmica.

Batata assada, batata frita, bolos, biscoitos, trigo branco, farinha integral e cream cracker são alguns dos alimentos que apresentam alto índice glicêmico que, em vez de inibirem a inflamação, acabam estimulando.

"A inflamação não pode ser vista só como ponto negativo. 

Considerada uma resposta do organismo, ocorre tanto para melhorar um ferimento como proteger contra uma infecção", completa a nutricionista Roseli. O processo inflamatório serve como barreira para os microorganismos não penetrarem nas mucosas e feridas de tal forma a comprometer o organismo. Além disso, a inflamação resulta na cicatrização de lesões.

Os hormônios que estimulam a inflamação são sintetizados a partir dos ácidos graxos ômega-6, encontrados em óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas e nozes. "Os ácidos graxos ômega-6 estimulam a inflamação e os ácidos graxos ômega-3 diminuem o processo inflamatório. Por isso a necessidade de consumi-los em equilíbrio" afirma a nutricionista.

Tribulus Terristris, muita saúde e disposição.

1.O Que é e qual sua origem?
Tribulus Terrestris é uma erva trepadeira que cresce em qualquer região com climas moderados e tropicais.
Porém a planta é originaria da Índia. O extrato seco utilizado por praticantes de musculação e fisiculturismo, em formula de cápsulas, é retirado do fruto desta planta.

2.Pra que serve?

A medicina tradicional tem usado o Tribulus Terrestris para aumentar os níveis de energia, diminuir os sintomas de depressão, para tratar impotência e infertilidade no homem e mulher, e principalmente pra aumentar a força e o vigor.
Por causa do histórico longo de uso desta planta, o seu uso foi considerado muito seguro, vários atletas usam o Tribulus Terrestris para aumentar os níveis de testosterona no corpo, aumentar a queima de gordura, aumentar a força, massa muscular e a resistência física.
O uso do Tribulus Terrestris pode aumentar os níveis de testosterona através de uma estimulação natural da glande pituitária ,o que promove um aumento da secreção do Hormônio luteinizante(LH) o que leva um aumento do níveis de testosterona livre no homem e um aumento de progesterona na mulher.

2.1. Indicações de uso do Tribulus Terristris


" Eficaz no aumento da produção de
TESTOSTERONA;
" Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL; (ambos os sexos)
" Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas; (efeito anabólico)- Essa parte é bem controvérsia,alguns dizem que a planta realmente funciona no aumento de massa muscular porém outros dizem que é placebo.
" Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres;
" Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozóides; (fertilidade)
" Possui efeito hepatoprotetor;

2.2. Mecanismo de ação do Tribulus Terrestris

O Tribulus terrestris provoca vasodilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereção. Pode aumentar ainda a contagem de espermatozóides, bem como a sua motilidade, podendo, por isso, ser um auxiliar precioso para tratar a infertilidade. Em mulheres, diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa.

Ao aumentar as concentrações plasmáticas de testosterona, aumenta também produção de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com os conseqüentes ganhos de força.


3. Quem pode se beneficiar com o uso deste suplemento ?


A maioria, pois é desconhecido efeitos colaterais com o uso da mesma.


A não ser em adolescentes, pois já têm testosterona fluindo pelo corpo, então em jovens  seria desaconselhável, pois pode ocorrer distúrbios hormonais.



3.1. Quais as vantagens em usar Tribulus Terristris?

 
Como DHEA e Androstenediona, Tribullus terrestris pode naturalmente favorecer a produção da testosterona. Testosterona é vital porque ela desempenha vários papéis essenciais em nosso corpo, incluindo a construção do músculo e força. Atletas estão usando Tribulus terrestris para ajudar a garantir que seus níveis deste hormônio natural estejam nos níveis normais em qualquer tempo. Isto pode, portanto, garantir que os níveis de testosterona sejam mantidos completos na plataforma natural e sem o uso de drogas perigosas como os esteróides. Vale ressaltar que esta planta não é proibida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

4.Estudos Científicos com o Tribulus

Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com Tribulus Terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona em homens.

Nas mulheres verificou-se um aumento da concentração de hormônios, incluindo o estradiol, com alteração ligeira da testosterona e melhoria da função reprodutora, libido e ovulação.


Um estudo envolvendo indivíduos saudáveis que tomaram 750mg/dia de Tribulus Terrestris, avaliaram as respostas hormonais que revelaram aumentos de LH de 14,38 ml/U/ml para 24,75mI/U/ml. A testosterona livre nos homens também aumentou de 60ng/dl para 84,5ng/dI3.


Outro estudo realizado em mais de 200 homens que sofriam de impotência, revelou que muitos dos homens experimentaram aumento dos níveis de LH e testosterona, da produção de esperma e da sua motilidade.


4.1. Entendendo um pouco melhor....

O Tribulus Terrestris é um adaptógeno da testosterona. Em medicina um produto é classificado com adaptógeno quando tem a propriedade de reequilibrar o organismo toda vez que este se encontrar alterado. Estudos clínicos têm mostrado que o aumento dos níveis de testosterona tem efeitos positivos não somente na força física e resistência, como também na função sexual, na densidade mineral óssea, metabolismo e nos níveis de imunidade. Por isso, é também muito indicado para idosos com problemas como artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica.

5. Dosagem recomendada


Por enquanto não existe um guia definitivo sobre a quantidade de Tribulus terrestris que deverá ser tomada. Há diferentes diretrizes sugeridas por especialistas no campo médico. A mais sugerida é 250-750 mg por dia, tomada uniformemente durante todo o dia.


Igualmente como qualquer suplemento, cautela deverá ser exercida quando pensar em tomar Tribulus terrestris. Nos estudos das pesquisas feitas nenhum efeito adverso foi notado proveniente do uso de Tribulus terrestris. Além disso, em pesquisa adicional, nenhum efeito adverso foi demonstrado sobre o sistema nervoso ou cardiovascular. Até este momento nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu quando Tribulus terrestris é usado como suplemento nutricional.


Não há nenhum indício que mostre conclusivamente qual deveria ser a dosagem ótima e a duração de Tribulus terrestris. Muitos estudos das pesquisas feitas usaram 750 mg de Tribulus terrestris por curto período de tempo.

Especialistas no campo médico recomendam que tribulus terrestris deve ser administradas em ciclos pois diferentemente da DHEA e Androstenediona, Tribulus terrestris não é produzido pelo corpo e  com o tempo prolongado do uso, seu efeito pode ser minimizado, tornando-se menos potente. Ciclos de 3 semanas usando “on” seguido de  1 a 3 semanas sem uso “off” , parece ser mais eficiente.
Como é o caso com toda suplementação, a melhor decisão é a chave do sucesso. Conhecer seu corpo e seus limites é tão decisivo para a própria suplementação como é para o próprio treinamento.

OBS: O Tribulus Terrestris também tem propriedades diuréticas, então suspenda o uso de outros diuréticos quando utilizar Tribulus.


Tribulus Terrestris é uma planta originária na Índia, ela pertence a família Zygophyllaceae, comumente conhecida como a videira da punctura, nativo de regiões tropicais e temperada do sul da Europa, Sul da Ásia, África, e no norte da Austrália.
Ela pode pode crescer até mesmo no deserto em clima muito quente e solo pobre. Esta é uma erva utilizada na medicina tradicional Chinesa e Indiana por séculos.
Vem sendo utilizada por séculos na Europa como tratamento da impotência sexual, e como um estimulante do desejo (aumento da libido). 

E os búlgaros utilizam tribulus terrestres há décadas para maximizar os resultados do desempenho atlético.

Pesquisas importantes mostram que o tribulus terrestris pode aumentar significativamente os níveis dos hormônios LH (luteinizante- proteína reguladora da secreção da progesterona na mulher e da testosterona no homem). Um grupo de homens saudáveis submeteu-se a pesquisa, onde foi administrado 250 mg de tribulus terrestris três vezes ao dia, ocorrendo um aumento de 41% dos níveis de testosterona nesses indivíduos, após 5 dias de tratamento.

Obtendo níveis mais altos de testosterona em nosso sangue, é possível obter um maior anabolismo muscular, obtendo maior definição do músculo e aumentando consideravelmente a massa magra.

Na década de 1990, Tribulus Terrestris se tornou conhecida no meio esportivo pela América do Norte, depois na Europa Oriental quando atletas olímpicos fizeram a utilização de Tribulus Terrestris ajudando na melhora do desempenho e garantindo que a produção do hormônio testosterona se mantenha natural na plataforma completa e sem o uso de drogas perigosas como os esteróides.

O Tribulus Terrestris é um adaptógeno da testosterona. Em medicina um produto é classificado como adaptógeno quando tem a propriedade de reequilibrar o organismo toda vez que este por sua vez se encontrar alterado.
Estudos clínicos têm mostrado que o aumento dos níveis de testosterona tem efeitos positivos, conheça-os:

- Força Física;
- Melhora o desempenho sexual ( aumentando a libido tanto em homens quanto em mulheres);
- Densidade mineral óssea;
- Redução do colesterol;
- Melhora o metabolismo;
- Aumenta os níveis de imunidade;
- E ainda melhora o humor.

Tribulus Terrestris é também muito indicado para idosos com problemas como artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica.

Qual efeito colateral com o Tribulus Terrestris?

Como qualquer suplemento, é ideal é que se tenha um equilíbrio, nada de exageros. Até o momento, os estudos das pesquisas feitas nenhum efeito adverso foi notado proveniente do uso de Tribulus Terrestris
Além disso, em pesquisa adicional, nenhum efeito adverso foi demonstrado sobre o sistema nervoso ou cardiovascular. Nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu com a utilização do Tribulus Terrestris.

O quanto consumir de Tribulus Terrestris?
Por enquanto não existe um guia definitivo sobre a quantidade de Tribulus terrestris que deverá ser tomada
Há diferentes diretrizes sugeridas por especialistas no campo médico. A mais sugerida é 250-750 mg por dia, tomada uniformemente durante todo o dia.

Tribulus Terrestris não é produzido naturalmente pelo corpo, contudo, o uso prolongado poderia “minimizar” seus efeitos e fazê-lo menos potente. Seu uso em longo prazo ainda não foi estudado, “ciclar” Tribulus Terrestris pode ser favoravél.

Existem diferentes maneiras de “ciclar” que têm sido usadas como rotina. Estas incluem um ciclo de 3 semanas usando, seguido de outro ciclo de l a 3 semanas sem uso, ou uma dosagem padrão com ciclo decrescente. Cada pessoa tem um objetivo, uma individualidade, o ideal é que você consulte seu médico.

É importante se manter uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis, e se exercitar. Se o seu objetivo for ganhar massa muscular, lembre-se que a disciplina e dedicação faz a diferença, não desista que os resultados chegam!

Encontra-se em farmácias de manipulação.